abril 30, 2006

Um gênio da política amazonense

Um dia surgirá um gênio na política amazonense!... O DEPUTADO LUPÉRCIO RAMOS É UM GÊNIO OU ELES JÁ VIRAM ESTE FILME E PRECISAM ESQUECER O FINAL INFELIZ!!!

Convidado por Daniel Nava Gerente Regional do DNPM em Manaus, estive no dia de ontem pela primeira vez no Município de Nova Olinda do Norte para registrar na condição de repórter do Amazon Sat acompanhado pelo repórter cinegrafista José Gato, a realização do II Fórum Sobre a Exploração da Silvinita que deveria ter tido como pano de fundo a realização do seminário "Projeto Silvinita do Amazonas - Ações do Programa Brasil Um País de Todos".

Do relato histórico do município amazonense de Nova Olinda do Norte localizado a 126 quilometros em linha reta da Capital do Estado que foi criado pela Lei Estadual de número 06 no dia 19 de Dezembro de 1955 e que teve a palavra " do Norte" aditada pela vontade do então Governador Plínio Ramos Coelho, o episódio por mim constatado como mais presente na memória da maioria da população, tem a ver com o mistério que perdura até os nossos dias sobre o real motivo que levou a saída apressada da Petrobrás do município no qual em certa época chegou a manter 400 operários em atividades. A pressa foi tamanha que a estatal deixou para trás em estado de abandono, prédios e propriedades construidos e adquiridos após o primeiro jorro nos poços de petróleo a 2.173 metros de profundidade respectivamente em Março e Agosto de 1955 que foram devidamente "invadidos" pelos padres franciscanos durante dez anos e depois comprados pelo poder público em suave prestações por um valor simbólico.

A descoberta de petróleo levou o pequeno povoado a desfrutar de um período de grande euforia abastecido pela perspectiva do dinheiro e do desenvolvimento. Da noite para o dia Nova Olinda passou a ser conhecida como a "Cidade do Petróleo" e pra acentuar mais ainda a certeza de um futuro promissor, naquela mesma década materializaram-se no município as visitas ilustres de dois presidentes da República; o primeiro foi João Café Filho que foi seguido por Juscelino Kubitschek. Não era para menos, todos passaram a sonhar em plena luz do dia e de olhos abertos.

Infelizmente este ciclo de sonho e euforia teve a duração de água na fervura. Então, começou o mistério.

Os relatores do assunto escrevem que a eclosão da "Redentora" que acabou por derrubar o Presidente João Goulart deflagrou uma série de represálias ao apoio e solidariedade prestados ao governo em desgraça, pelos funcionários sindicalizados da Petrobras que resultou na posse do novo chefe da Base de Nova Olinda do Norte que ao assumir colocou no olho da rua 60 operários e puniu com transferência imediata outros tantos. Mas a pá de cal foi colocada pelo parecer do geólogo americano (esses gringos!!!) Walter Link no famoso "relátório Link" que determinava o fechamento ou obturação dos poços que jorravam petróleo pois segundo as "forças ocultas" o hidrocarboneto da região não tinha valor comercial. O embroglio envolveu ainda o engenheiro Levindo Carneiro, homem de frente da empresa em Nova Olinda que foi acusado de traição nacional. Na calada da noite a Petrobrás juntou os trapos e mudou-se de cuia e remo para Belém e São Luiz, condenando os moradores do local à economia do contra-cheque e desfrute sem outra opção do interminável vai-e-vem dos batelões amazônicos navegando pelo portentoso Rio Madeira, que oferece a cidade sem custo, o seu único cenário de beleza. Voltando ao seminário que não aconteceu. Depois de uma carreata pelas ruas transitáveis da cidade o Governador Eduardo Braga e sua comitiva chegaram a quadra de esportes lotada pelos moradores, cabos eleitorais, "anistiados" (nome pelo qual são conhecidos os operários da Petrobrás, atropelados pelo relatório Link) vereadores, membros da imprensa manauense e crianças, muitas crianças. Não faltou nem o pé-inchado da cidade que interrompeu por alguns segundos o discurso do governador.

O cerimonialista anunciou a execução do hino nacional, hino do Amazonas, hino do município e a suadeira resultante da quadra-sauna coberta de zinco, começou a abalar os ânimos da audiência e dos componentes do elenco de autoridades constituido pelo Prefeito Adenilson Reis, pelos Deputados Federais Silas Camara, Lupércio Ramos, Deputados Estaduais Vera Edwards, Sinésio Campos, representantes do Ministério de Minas e Energia, Petrobrás e Prefeitos dos municípios de Silves, Urucará, Borba, Autazes, Itapiranga e São Sebastião de Uatumã que como Nova Olinda do Norte, se tudo sair como estão planejando, serão beneficiados pela exploração da silvinita no futuro.

Contrariando as regras do cerimonial o primeiro a falar foi o Governador Eduardo Braga que num discurso inflamado transformou o fórum num palanque politico e consequentemente acabou por prometer com ressalva (se Deus quizer!) a extensão até Nova Olinda do Linhão de Tucuruí, garantiu para os próximos meses o asfaltamento das ruas-queijo-suíço da Cidade e a construção de um novo Porto de verdade, não o porto- balsa como era feito no Governo FHC e que no momento está debaixo das águas da alagação. Deste momento em diante, foi o "dejá vu": a população entrou em êxtase e passou a estampar na cara o indefectível semblante de quem sonha em plena luz do dia e a externar com gritos, palmas e gestos a velha e marcante euforia Novaolindense.

O deputado Silas Câmara entrou mudo e saiu calado, deve ter as suas razões. O deputado Sinésio e a deputada Vera exaltaram as vantagens e acenos de progresso inexorável que irá transformar Nova Olinda do Norte na "Cidade da Silvinita", e do nascimento de um novo ciclo (sic!) desta vez extrativo mineral, pelo que foram aplaudidos ruidosamente.

Foi então que chegou a vez da manifestação do Deputado Lupércio que para não ficar para trás nas "promessas de palanque" lascou durante o discurso, que ao ter assumido recentemente a vice-presidência da Comissão de Aviação do Congresso Nacional, havia falado com o Ministro Silas Rondeau sobre a construção do novo aeroporto de Nova Olinda do Norte e que no próximo mês de Maio com a presença confirmada do ministro Rondeau, estará gravando para exibição em Manaus, ali mesmo naquela maravilhoso local ( sauna) o seu programa "A Hora do Povo" que integra com grande audiência a muitos anos, a indústria televisiva da esperança amazonense.

Não precisa muito para imaginar o que aconteceu em seguida, a quadra de esporte quase veio a baixo. O Prefeito Adenilson, percebendo que os munícipes deram o evento por encerrado com a explosão de elegria, sem que ninguém lhe desse ouvido, agradeceu e partiu para receber os visitantes e convidados para o almoço em sua casa de campo.

Agora, me sinto integrado à torcida para que todas as promessas feitas se concretizem em prol do bem estar e qualidade de vida, justificando finalmente o segundo round de sonhos e expectativas da população de Nova Olinda do Norte que mesmo que seja por pontos merece a vitória tão ansiada por um futuro melhor.

Deixei o município pela tarde e no vôo de volta a Manaus pensei com os meus botões: esse Lupércio é um gênio.

Humberto Amorim (www.humbertoamorim.blogspot.comPosted by Picasa

Um comentário:

Carlinhos Medeiros disse...

Caro Dr. Rogélio. Passei para lhe fazer uma visita, agradecer-lhe o link e informar que ele está gerando um rss incorreto. Isso acontece, mas o correto é este: http://feeds2.feedburner.com/BodegaCultural

Um cordial abraço, parabéns pelo espaço e pelo bom gosto musical.

Carlinhos, seu criado.