maio 05, 2006

4 de maio de 2006: nasce o primeiro serviço de saúde antimanicomial de Manaus

Foto: Rogelio Casado, Bairro Santa Etelvina, Manaus/AM, 4.5.2006
















No dia 4 de maio de 2006, em meio a uma grande festa, foi inaugurado o primeiro serviço de saúde antimanicomial de Manaus. O Centro de Atenção Psicossocial Silvério Tundis é um CAPS do tipo III (conta, entre outros, com dois médicos psiquiatras e equipe de acolhimento noturno).

A decisão política do governador Eduardo Braga em investir num serviço substitutivo ao hospital psiquiátrico e seus ambulatórios na cidade de Manaus tem sua justificativa, pois a rigor essa é uma prerrogativa da administração pública municipal: independentemente do tipo de habilitação em saúde na qual se encontra o município de Manaus, que em breve estará pleiteando o regime pleno de atenção à saúde, era preciso superar a ausência de investimentos no setor dos últimos 20 anos, que colocou no limbo a Reforma Psiquiátrica amazonense iniciada em 1980.

Para tanto, o governador do estado do Amazonas contou com um importante interlocutor junto ao Conselho Estadual de Saúde, ao Ministério Público e à sociedade civil organizada. O médico sanitarista Wilson Alecrim, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), atual Secretário Estadual de Saúde, percebeu o alcance de uma decisão política que coloca o Amazonas definitivamente no cenário político-social de uma nação que busca a concretização do que um dia foi uma utopia: criar uma sociedade sem manicômios.

O governador Eduardo Braga e seu secretário de saúde Wilson Alecrim entram para a história como homens públicos com inquestionável compromisso com os portadores de sofrimento mental e seus familiares. Decididamente não lhes interessa tornar os sujeitos em sofrimento mental mais toleráveis para o convívio social; ambos trabalham que para todos possam viver plenamente a cultura dos nossos tempos. Posted by Picasa

Nenhum comentário: