maio 02, 2006

Assembléia indígena no Médio Solimões














No final do mês de abril, 5 mil índios de mais de uma dezena de etnias do Médio Solimões reuniram-se em assembléia geral, em mais um desdobramento da luta contra o que consideram um desrespeito da FUNASA: interesses contrários aos dos indígenas estão tentando empurrar "goela abaixo" uma ONG "fanta"(como dizem os nativos da região) para substituir a tradicional UNI-Tefé, legítima representante dos índios do Médio Solimões. Em jogo importantes convênios para as comunidades indígenas.

Um doce de cupuaçu japonês para quem advinhar quem é o cara-pálida que incentiva a ONG "fanta". Uma dica: ele é deputado federal pelo PMDB do Amazonas, um desse gênios da política amazonense.

Leia três dos documentos que me foram repassados por lideranças indígenas quando de recente viagem que fiz ao município de Tefé:

MANIFESTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS
DO
MÉDIO SOLIMÕES E AFLUENTES

DOCUMENTO EM REPÚDIO

Tefé-Am, 23 de Março de 2006.

Nós povos indígenas do Médio Solimões e Afluentes das etnias Kambeba, Kokama, Kaixana, Kanamari, Awa-kanoeiro, Mura, Mayorana, Miranha, Tikuna, Madija, Deni, Maku, Katukina e Arara, em manifestação, decidimos de forma unânime que estamos repudiando e não aceitamos de forma alguma uma Ong e nem uma outra instituição ou entidades seja qual for que venha ou queira gerenciar o convênio 1327 e o novo convênio de saúde indígena (DSEI), isso não pode acontecer e caso venha acontecer será de responsabilidade do MS FUNASA pelos atos e conseqüência que venha acontecer. Para isso já temos nossa organização que foi criado por nós e que confiamos é a UNI – Tefé e queremos que ela continue na gerência desse e do novo convênio.
Por estarmos ciente e confiante de nossas competências, assinamos.

Segue a assinatura de 9 lideranças indígenas:

· André da Cruz
· Francisco Peres
· Raimundinho Cruz
· Arnaldo Maricauana
· Antônio Sião Barbosa
· Meris da Silva Benjamim
· Maria Auxiliadora Maricauana
· João Assunção Faustino
· Marlindo Secundino


MANIFESTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS
DO MÉDIO SOLIMÕES E AFLUENTES

COMPROMISSO COM OS POVOS INDÍGENAS M.S.A

Tefé-Am, 23 de Março de 2006.

Nós povos indígenas do Médio Solimões e Afluentes das etnias Kambeba, Kokama, Kaixana, Kanamari, Awa-kanoeiro, Mura, Mayoruna, Miranha, Tikuna, Madji, Maku, Katukina e Arara em manifestação, decidimos de forma unânime, que o senhor ALFONSO AGUILAR assine um documento como termo de compromisso e se pronuncie mediante esta manifestação e a quem interessar que apóia o movimento indígena assim como nossa organização social, quando for tomar toda e qualquer decisão seja de acordo com as bases e em conjunto com a UNI – Tefé. Se Vossa Senhoria não aceitar essa proposta a manifestação considera exonerada do cargo sem nenhum acordo.

Segue a assinatura de 8 lideranças indígenas:

· André da Cruz
· Francisco Peres
· Antônio Sião R.. Barbosa
· Raimundinho Cruz
· Meris da Silva Benjamin
· Maria Auxiliadora Maricauana
· João Assunção Faustino
· Marlindo Secundino


UNIÃO DAS NAÇÕES INDÍGENAS DE TEFÉ
Organizar para fortalecer

NOTA DE DIVULGAÇÃO

Hoje, quarta-feira, 26 de abril, de 2006, a Coordenação Executiva da União das Nações Indígenas de Tefé (UNI – Tefé), vem através desta divulgar a falta de respeito com a população indígena do Médio Solimões e Afluentes, assim como a lei que garante uma saúde de qualidade, como também respeitando os Direitos Constitucionais dos povos indígenas. Hoje a saúde indígena está passando por um momento difíçil por tais razões:

· A FUNASA local, na pessoa do senhor Alfonso Aguillar em Tefé e FUNASA Regional, através do senhor Francisco Aires e Carlos em Manaus, estão dificultando a continuidade do trabalho na saúde indígena com a conveniada UNI-Tefé/FUNASA, desde o ano 2000, onde a UNI-Tefé realizou um dos melhores trabalhos a nível de Distrito Especial Indígena no Estado do Amazonas e que hoje está sendo prejudicado pelas pessoas acima citadas.
· Insiste entrar com uma nova ONG que não é da região para trabalhar a saúde indígena no Médio Solimões e Afluentes, desacatando as decisões da população indígena.
· Os indígenas não aceitam que outra ONG sem ser indígena assuma o novo Convênio, pois já temos nossas organizações próprias.
· Caso a Uni-Tefé não assuma o novo convênio de saúde, temos a Organização dos Professores Indígenas do Médio Solimões e Afluentes (OPIMSA), para assumir o respectivo convênio.

Assinam pela UNIÃO DAS NAÇÕES INDÍGENAS DE TEFÉ:

· Antônio Sião R. Barbosa – CPF 693.289.272-34
· João Fernandes Cruz – CPF 565.521.652-34
· Tomé Fernandes da Cruz – Coord. Adm. da UNI-TEFÉ – CPF 321.376.722.00 - KAMBEBA

UNIÃO DAS NAÇÕES INDÍGENAS DO MÉDIO SOLIMÕES E SEUS AFLUENTES DE TEFÉ
Rua Barão do Rio Branco nº. 163 Bairro do Juruá
64.470.000 TEFÉ – AMAZONAS
C.N.P.J. 84.455.433/0001-67

Nenhum comentário: