maio 28, 2006

Associação Chico Inácio e a Economia Solidária

Foto: Rogelio Casado - Futura sede da Economia Solidária do Amazonas,
Manaus, 27.08.2006
















Termina hoje a I Conferência Estadual de Economia Solidária. Em debate a "Economia Solidária como Estratégia e Política de Desenvolvimento". A Associação Chico Inácio - ONG que congrega familiares, usuários e técnicos em saúde mental está presente com uma delegada: Nivya Valente, psicóloga e secretária da entidade.

A Economia Solidária é fruto da organização de trabalhadores de trabalhadoras em busca da concretização e vivência de novas relações econômicas e sociais que, de imediato, propiciam a sobrevivência e a a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas em diferentes partes do mundo. Trata-se de um movimento que se caracteriza por práticas fundadas em relações de colaboração solidária. Esta nova prática de produção e consumo privilegia a autogestão, a justiça social, o cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade com gerações futuras.

A Conferência Estadual precede a Conferência Nacional de Economia Solidária no Brasil - CONAES - que será realizada em junho em Brasília. Presentes delegações de todo o estado do Amazonas. Em discussão as particularidades e necessidades do maior estado da federação, bem como popostas para o desenvolvimento da Economia Solidária e afirmação da mesma como modelo de desenvolvimento socioeconomico. Objetivo das Conferências: discutir a Economia Solidária como Estratégia e Política de Desenvolvimento Sustentável e Social Justo.

O evento acontece no Hotel Brasil, na Av. Getúlio Vargas - um hotel de arquitetura kitsch construído onde outrora foi o bangolô em que residia a família do escritor amazonense Milton Hatoum.

Ao final da tarde, os conferencistas foram em passeata tomar posse simbólica de um prédio público federal, em estado de abandono, situado na Rua Japurá. Avançadas negociações envolveram a Delegacia Regional do Trabalho, que estará entregando o referido imóvel para a Economia Solidária do Amazonas. Vitória do movimento. Posted by Picasa

Nenhum comentário: