maio 02, 2006

Inaugurado um CAPS II em Tefé

Foto: Rogelio Casado, Tefé, 29.04.2006
No dia 29 de abril de 2006 foi inaugurado no município de Tefé, Médio Solimões, o segundo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do estado do Amazonas.

O Secretário Municipal de Saúde Dário Vicente da Silva - presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) -, não mediu esforços para viabilizar um CAPS tipo II na cidade de Tefé, que é um dos 14 polos de saúde do estado (cada polo de saúde foi estrategicamente definido ao longo das diversas calhas dos rios amazônicos).

O credenciamento do CAPS II junto ao Ministério da Saúde só é possível mediante a presença de um médico psiquiatra na equipe. Preenchidos todos os requisitos, a comunidade tefeense não precisa mais recorrer à capital amazonense para receber cuidados em caso de sofrimento mental.

De imediato serão igualmente beneficiados os municípios circunvizinhos ao polo de saúde de Tefé: Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá, Juruá e Carauari. Desde já os cofres públicos desses municípios não precisam mais investir em deslocamentos aéreo ou hidroviário (1 hora e meia de avião e quase dois dias de barco) para tratar cidadãos com sofrimento mental, poupando sofrimento aos familiares e recursos financeiros da prefeitura.

A partir de junho, a Coordenação do Programa Estadual de Saúde Mental se prepara para retornar ao Município de Tefé para um novo desafio: capacitar as equipes do Programa Saúde da Família visando ações básicas de atenção em saúde mental.

Aos poucos o vazio de ações em saúde mental em território amazonense vai cedendo lugar a um tecido pacientemente construído, dando a alma que faltava ao Sistema Único de Saúde (SUS) na imensidão do estado do Amazonas. Posted by Picasa

Nenhum comentário: