junho 26, 2006

Depoimento de Itamara De Masi Scaini

Cartum: Rio de Janeiro-RJ, Cidade Maravilhosa







O Rio de Janeiro continua lindo, o que não presta
é a impunidade, o crime organizado e os políticos
oportunistas - praga disseminada por todo o país.

Nota: Itamara Scaini viveu parte da infância e da adolescência no Rio de Janeiro e reside em Manaus uma pá de tempo (gíria, hoje usada raramente). Psicóloga, acaba de descobrir as cidades do interior do estado do Amazonas. Seguramente está surpresa com o que viu, pois quem só conhece a beira do Rio Negro, que banha a cidade de Manaus, ainda não pode dizer que conhece a diversidade cultural indígena do estado do Amazonas. Leia seu depoimento, enviado por e-mail.

Depoimento de Itamara Scaini

Minha primeira experiência?
Claro que lembro!
Foi algo estarrecedor. Tinha 7 anos e minha família acabara de mudar de SP para o RJ. Depois de alguma procura encontramos um ótimo apartamento em Laranjeiras.

SP e RJ em 1960 eram duas cidades absolutamente diferentes e apesar de termos saído de um bairro de classe média para outro, a diferença no vestir, no relacionar-se com os vizinhos, na estrutura do bairro eram enormes.

Certo dia, indo para o Colégio - minha mãe levava diariamente minha irmã e eu - ao atravessar a Rua Gago Coutinho senti uma "presença" do meu lado e um aperto de mão da minha mãe. Olhei. Deparei-me com um enorme, mas enorme mesmo, homem de cor preta, careca, vestindo um sobretudo que lhe chegava nas canelas - era um dia de calor insuportável, e por baixo vestia uma calça amarrada por uma corda. Não vestia camisa.

A primeira coisa que me lembro é ter pensado que não havia diferença entre a cor do homem e a cor da roupa que vestia. Ele, além de falar sózinho, olhava as pessoas com um olhar de muita raiva, de provocação, de intimidação.

Aberto o sinal minha mãe quase nos fez voar para o outro lado da rua e para o outro lado ainda, oposto ao que o homem andava.

Não precisamos perguntar nada. Logo ela nos explicou que se tratava de um louco e que poderia nos fazer algum mal e que nunca, jamais, nos aproximassemos dele.

Durante décadas percorri a Rua das Laranjeiras em ambos os sentidos. Duas ou três vezes por semana encontrava com ele. Sempre vestindo as mesmas roupas. Às vezes andando frenéticamente em linha reta , falando muito e encarando todos; outras sentado, comendo um pedaço de pão.

O lugar onde ele costumava sentar-se, embaixo de uma árvore, fedia. Ele urinava, defecava e dormia sobre seus excrementos.

Alguns meninos, pequenos , às vezes gritavam com ele - não me lembro o que, e ele ameaçava jogar pedras.

Nunca soube quem o alimentava, de onde vinha, quem era.

Um dia , sem esta nem aquela, dei-me conta de que há algum tempo ele sumira. Desapareceu assim como desapareceu a lembrança dele até o momento em que recebi sua mensagem.

Tinha muito medo daquele homem, mas sempre tive muita pena também.

Um grande abraço,

Itamara

Manaus, 22 de Junho de 2006. Posted by Picasa

Nenhum comentário: