junho 08, 2006

Humberto Amorim no Guinness Book











Saiba porque Humberto Amorim vai para o Guinness Book.

Reproduzo aqui mensagem publicada pelo meu querido amigo Humberto Amorim no Orkut, na comunidade "O jazz de Humberto Amorim". Ouvido de Manaus a Roma, de Itacoatiara ao Marrocos, de Presidente Figueiredo ao Iraque, do Rio de Janeiro a Caracas e de Porto Alegre a Saint Louis, estamos todos na torcida.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5113717

Caros (as) Jazzófilos (as),

Três meses atrás, inscrevi para pesquisa do livro de recordes o programa "Momentos do Jazz", como o programa radiofônico em jazz por mais tempo no ar (11 anos), mesma emissora (Amazonas FM) mesmo apresentador (Humberto Amorim)e único em todo Brasil.

Recebi resposta do Guinness Book de Recordes que aceitou minha proposta e está neste momento realizando a pesquisa em todo Brasil sobre estas informações.

Ontem me enviaram os formulários (35 ao todo) para ratificação e compromisso com o processo de verificação deste tento.

Cruzem os dedos. Conto com a torcida de todos.

Um grande abraço e até jazz!!!!

Leia artigo publicado no Portal da Amazônia, quando o programa de rádio "Momentos de Jazz" fazia 11 anos de vida.

Artigo publicado no Portal Amazônia no dia 9 de Abril 2006

Humberto Amorim: Um Jazzófilo na Amazônia

MANAUS - O programa "Momentos do Jazz", apresentado pelo jornalista Humberto Amorim na Rádio Amazonas Fm, completou nesta sexta-feira, 7/04, onze anos no ar. "Jazzófilo", como gosta de ser chamado, Humberto diz que a data de 7 de abril é emblemática, pois é o dia de aniversário de Billie Holiday, uma das maiores musas e intérpretes do Jazz. Humberto explica o motivo do programa ter superado a marca dos dez anos no ar numa região em que o gênero não tem tradição." Eu acredito que gênero musical é uma questão atrelada a gosto. Você ouve uma música e dependendendo das emoções que ela te causam e independente do gênero a qual ela pertença, você passa a gostar da música e do estilo sem necessariamente precisar entender as palavras que estão sendo cantadas. Manaus tem sido historicamente uma cidade influenciada pelas culturas anglo-saxônicas. Talvez por causa desta influência, o programa "Momentos de Jazz", que retrata musicalmente a única forma de arte autenticamente norte-americana, tenha conseguido ficar no ar até aqui com envolvimento dos ouvintes e dos patrocinadores que jamais faltaram".

Paixão pela música começou nos Estados Unidos. Humberto conta que despertou para o Jazz quando foi morar nos Estados Unidos e teve a oportunidade de conhecer pessoas ligadas ao gênero. "Fui morar nos Estados Unidos, na cidade de Dobbs Ferry quando eu tinha 17 anos. Minha casa ficava vizinha de um dos maiores saxofonistas de todos os tempos chamado Sten Getz. Através do filho dele, David Getz, que se tornou meu amigo, eu comecei a frequentar a casa de Staen, onde havia um estúdio que era visitado por João Gilberto, Flora Purin, e monstros sagrados do jazz como Tony William (baterista) Chick Corea (pianista), Diana Schurr,Al Jareau entre outros. Durante os anos em que morei nos EUA, fiquei exposto a esta manifestação, quando voltei para o Brasil meu maior sonho era ter um programa de Jazz e em 1995, na Rede Amazônica, tive a oportunidade de produzir o programa "Momentos do Jazz" que está até hoje na programação da Amazonas FM 101,5".

O jornalista diz que se impressiona ao observar como pessoas se envolvem com o programa. "Existe uma comunidade no ORKUT chamada o "Jazz de Humberto Amorim". As pessoas se inscrevem para participar dos sorteios que eu faço".

Apaixonado pelos grandes nomes do Jazz, Humberto possui uma coleção com mais de 4 mil títulos. Durante o programa ele toca canções de sua coleção particular e diz que nunca repete os discos.Seu envolvimento com a música é tanta que possui até um chapéu que foi da coleção de Frank Sinatra. Em viagem pelos Estados Unidos, participou de um leilão onde pertences de Frank Sinatra estavam sendo leiloados. Não deu outra, trouxe o chapéu para Manaus. O último programa de cada mês, desde a morte de Sinatra em Maio de 1998, é sempre em homenagem ao Chairman of the Board e sua música.

Questionado sobre quais seriam os melhores cantores de jazz de todos os tempos, Amorim não titubeia: Lou Rawls, Louis Prima, Mel Thormé, Joe Williams e Tony Bennett, porque, segundo ele, todos cantavam com sinceridade e usavam toda versatilidade para improvisar. Já, as mulheres ele se recusa a escolher apenas uma. "Tenho que citar pelo menos seis: Sarah Vaughn, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Carmen McRae, Lena Horne e Miss Peggy Lee, seria injustiça citar a melhor, pois todas são divas", conclui.

História do Jazz: O gênero musical, apesar de ser entendido no Brasil como uma música para um público sofisticado, surgiu nos Estados Unidos em um bairro boêmio de New Orleans. A música era cantada dentro dos bordéis de Storyville no início do século 19 e executada por negros conhecidos como professores de Jazz. Os mais famosos foram Buddy Bolden, Bunk Johnson, Tony Jackson, Jelly Roll Morton, Sidney Bechet e Louis Armstrong.

Programa Momentos do Jazz
O programa "Momentos do Jazz" é apresentado aos domingos, de 22 à meia-noite, pela rádio Amazonas FM, 101,5.

Gláucia Chair
Especial para o Portal Amazônia

Nenhum comentário: