junho 17, 2006

Telma de Souza na Semana Domingos Stamato









15/06/2006
LUTA ANTIMANICOMIAL - “É hora de reagruparmos nossas forças”, declara Telma

“Os objetivos que perseguíamos quando da intervenção no Anchieta continuam distantes e, em certos casos, bastante ameaçados, diante dos obstáculos que a luta antimanicomial permanece enfrentando. Este é um momento importante para reagruparmos nossas forças, numa homenagem concreta à cruzada que Stamato desenvolveu em defesa da vida”, afirmou a deputada federal Telma de Souza (PT-SP), ao comparecer ontem (14/06) o segundo dia da Semana Domingos Stamato, série de eventos que marcam um ano da morte do psiquiatra, que se transformou num dos símbolos da luta antimanicomial em Santos e no país.

A deputada salientou que Domingos Stamato foi uma das figuras centrais no processo de intervenção e humanização da Casa de Saúde Anchieta, ação realizada quando Telma era prefeita de Santos, em 1989, após reiteradas denúncias de superlotação e maus tratos às centenas de pacientes ali internados. Depois de destacar que a intervenção foi um marco fundamental na luta antimanicomial brasileira, Telma acrescentou: “Vejo aqui pessoas altamente comprometidas com tudo o que acreditávamos e continuamos acreditando, ou seja, que as pessoas com transtornos psicológicos graves devem ter seus direitos de cidadania garantidos e receber o apoio que necessitam, dentro de parâmetros de dignidade e respeito. Lembrar Domingos Stamato é apenas um pretexto para reforçarmos nossa batalha por tudo o que ele sempre lutou”.

A Semana Domingos Stamato, que aconteceu no Campus Dom Idílio da Universidade Católica de Santos, foi promovida pela Associação Libertária da Infância e da Adolescência (ALIA), com o apoio da Unisantos e do mandato da deputada federal Telma de Souza. Além de sua participação na luta antimanicomial, o psiquiatra também foi militante na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, como um dos fundadores do Movimento de Defesa da Vida (MDV), criado no final dos anos 70. Era também professor universitário. Stamato morreu no dia 15 de junho do ano passado, aos 58 anos de idade.

Nenhum comentário: