julho 25, 2006

Associação Chico Inácio de luto pelo assassinato de Cosme Miranda

Foto: Michael Dantas - Dia Nacional de Luta Antimanicomial
18/05/2006 - Rogelio Casado e Cosme de Mendonça Miranda













Última foto em vida de Cosme Miranda, no ato público
pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial, em 2006.


Chamou-se em vida Cosme de Mendonça Miranda. Entrou para a Associação Chico Inácio (filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial) no ano de 2005. Nos conhemos nas reuniões das últimas quarta-feiras do mês no Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, quando ali compareci algumas vezes pela Coordenação Estadual de Saúde Mental para acompanhar o encontro entre técnicos, familiares e usuários do serviço. Foi amor à primeira vista.

Estou certo de que só na Associação Chico Inácio sentiu-se verdadeiramente acolhido. Falava com Deus. Era seu auxiliar direto na Terra. Sua missão: separar os que iam para o Céu dos que iam para o Inferno. Tinha um programa de salvação para os justos; aos ímpios, o fogo eterno do inferno. Em toda reunião ou assembléia, pedia invariavelmente espaço para uma "breve comunicação de 15 minutos do meu projeto"... que nunca ultrapassa 5 minutos. No delírio salvacionista não havia lugar para a pobreza, e a abundância dos gêneros indispensáveis para as necessidades dos homens e mulheres era o resultado do trabalho coletivo, regiamente remunerado.

Frequentador de uma igreja evangélica, Cosme era um antigo usuário do SUS. Seu tratamento era feito no ambulatório do velho hospital psiquiátrico, mas fôra, há muito, "adotado" pelo SPA do Alvorada, onde costumava prestar pequenos e inestimáveis serviços aos servidores daquela casa de saúde, de quem gozava da estima e da amizade. Vizinho privilegiado do SPA, ali comparecia quase que diariamente. Servia-se do café do SPA para fazer amigos e distribuir um pouco da sua atenção para os que procuravam por atendimento à saúde.

Estou certo de que na Associação Chico Inácio sentiu-se verdadeiramente acolhido. Comparecia às reuniões sempre vestido com camisas coloridas. Sua palavra jamais foi esvaziada pelos seus companheiros. Com eles protagonizou momentos inesquecíveis da trajetória da entidade na construção da cidadania dos portadores de transtornos mentais, ora nas manifestações públicas, ora nas casa dos parlamentares estaduais e municipais.

Na Câmara dos Vereadores de Manaus, por ocasião da discussão do Orçamento de 2006 em cinco longos dias, magnetizou o público com o seu "projeto", e deixou a todos estarrecidos quando, aos berros, invocou aos céus para que fosse lançado fogo nos parlamentares que ousassem manobrar contra os interesses dos companheiros com que a Associação Chico Inácio fizera parceria, no caso o Fórum das Políticas Públicas e o Fórum do Orçamento Público.

Mas, foi na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, numa Sessão Especial sobre Saúde Mental, graças à generosidade do deputado Sinésio Campos, que ele pôde subir à tribuna e comunicar, em rede de televisão, para a sociedade amazonense, o seu "projeto". Sem meias palavras, disse que daria um "impitche" ("impeachment") em todos os parlamentares do país e concentraria o poder em suas mãos; por elas, conduziria os brasileiros para dias prósperos e felizes.

Numa das reuniões da Associação Chico Inácio revelou que estava apaixonado por uma profissional de saúde do SPA do Alvorada. Amor platônico, sem o compromisso da reciprocidade.
Na madrugada de 25 de julho, foi encontrado morto a pauladas perto do carro da sua paixão platônica. Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretária de Saúde, havia sinais de tentativa de arrombamento do veículo. Seus pertences não foram levados. Na cabeça e nos braços, fraturados, os sinais de que resistiu ao(s) malfeitor(es).

Perdemos um companheiro no árduo caminho da luta por uma sociedade mais justa e mais fraterna. Não são poucos os que a ele se afeiçoaram. Perda tão dolorosa exige um tributo à sua memória: seus companheiros de ideais haverão de renovar o compromisso pela livre expressão dos loucos e pelo fim da violência da mentalidade manicomial.

Rogelio Casado
Fundador da Associação Chico Inácio

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde, Rogério!
Parabéns pelo Blog!
Faço parte do Changemakers da Ashoka, uma comunidade global ativa que uni pessoas apaixonadas pela mudança social com pessoas que transformam a realidade social da comunidade em que vive. Você pode conhecer mais em: www.changemakers.com Em breve lançaremos um Desafio em Saúde Mental que tratará da quebra do paradigma da Saúde Mental e da inclusão social do deficiente intelectual. Gostaria de pedir o seu e-mail de contato para poder enviar mais informações e se, por gentileza, tiver de outras organizações, como a Associação Chico Inácio, pediria que nos enviasse também.
Desde já agradeço,
Tamiris Gomes Sobral
tamiris@ashoka.org.br