julho 03, 2006

Diga não à legalização da tortura

















"A LÓGICA DO MAL MENOR: a legalização da tortura hoje"

A proibição da tortura, um dos princípios basilares da legislação internacional de direitos humanos, pode estar com os dias contados. Com a justificativa de que os episódios de 11/09 lançaram em um outro patamar as ameaças que pairam sobre a humanidade, jornalistas, políticos e intelectuais reabriram o debate sobre o emprego da tortura, propondo-se a analisá-lo "com lucidez e sem preconceitos".

Referindo-se à tortura como um "mal menor", se comparada aos danos causados por terroristas, esses novos defensores da tortura apóiam o uso de "pressão física moderada" nos interrogatórios, sugerem limitar a definição de tortura apenas "aos atos mais extremos de dor ou sofrimento físico e mental" e propõem que estas práticas passem a estar sujeitas a uma regulamentação precisa e a um estrito controle judicial.

Para discutir esse tema, no próximo dia 03 de julho, segunda-feira, às 18:00 h, o Grupo Tortura Nunca Mais RJ irá realizar uma mesa-redonda com João Ricardo Dornelles (Núcleo de Direitos Humanos da PUC), Fernando Delgado (Justiça Global) e Vera Malagutti Batista (Instituto Carioca de Criminologia). Haverá, também, uma exposição de trabalhos de pessoas atingidas pela violência do Estado.

A atividade, que acontecerá na Av. Pasteur, nº 458, Auditório Paulo Freire, UNIRIO, Praia Vermelha, tem como motivo marcar a passagem do Dia Internacional de Luta Contra a Tortura, que é lembrado todo dia 26/ 06 em 97 países.

Temos o prazer de convidá-lo(a) para estar presente neste dia, bem como solicitamos sua ajuda na divulgação.

Saudações fraternas da Diretoria e de todos os companheiros do Grupo Tortura Nunca Mais / RJ

Pela Vida, pela Paz, Tortura Nunca Mais ! Posted by Picasa

Nenhum comentário: