agosto 25, 2006

Um mês sem o companheiro Cosme Miranda

Foto: Rogelio Casado - Cosme Miranda, nov. 2005













Nota: Na madrugada de 25 de julho, o companheiro Cosme Miranda foi assassinado. Seu corpo foi encontrado no pátio do Serviço de Pronto-Atendimento do bairro de Alvorada. Até a presente data, ninguém foi indiciado. A Comissão de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania - único órgão que acolheu a denúncia da Associação Chico Inácio para ajudar a elucidar o caso - colocou uma promotora para acompanhar o processo em andamento na Delegacia de Homicídios. A partir das 08:30 h, a entidade à qual era filiada o querido companheiro fará uma manifestação em frente do SPA do Alvorada.

A dor da gente não sai no jornal

A morte do companheiro Cosme Miranda, assasinado na madrugada de 25 de julho deste ano, foi noticiada em todos os jornais de Manaus.

Cosme Miranda filiou-se à Associação Chico Inácio em 2005. Prestou inestimável serviço à causa dos oprimidos pela condição de portadores de transtorno mental. Foi ali que encontrou o lugar onde podia expressar suas idéias sem ser rotulado como "doente mental".

Amparado na solidariedade dos seus companheiros, encantava a todos com seu projeto para acabar com a miséria. Pretendia aumentar o salário mínimo para 12 mil reais, depois de dar um impeachmeant em todos os políticos corruptos.

Fez muitos amigos, que digam os servidores do Serviço de Pronto Atendimento do Alvorada, local onde seu corpo foi encontrado com graves fraturas nos braços e na cabeça.

Queremos saber que(m) era(m) seu(s) desafeto(s)? Sua morte não pode ficar impune.

Sem a cobrança da imprensa, esse crime entrará para a estatística da violência urbana. As notícias do jornal não adotaram essa tese. Estamos certos de quem matou Cosme Miranda sabia o que estava fazendo.

Queremos justiça!

Cosme Miranda: exemplo de cidadania

A Associação Chico Inácio teve no comportamento do cidadão Cosme Miranda um exemplo na luta por uma sociedade sem manicômios. A dor da sua perda atingiu seus familiares e seus companheiros. Para nós, fica a certeza de que com ele contribuímos para estimular a tolerância para o com o sofrimento da dor psíquica.

Em sua homenagem, foi criado no último dia 19/08/2006 na Zona Norte de Manaus o Núcleo Cosme Miranda, da Associcação Chico Inácio.

Nossa luta por uma sociedade mais fraterna, mais justa e solidária continua.

Cosme Miranda não estará mais conosco nas Paradas do Orgulho Louco, nem nas comemorações do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, mas sua memória estará para sempre conosco. Posted by Picasa

Nenhum comentário: