setembro 23, 2006

Maceió-AL: implantação de um CAPS-AD Infanto-juvenil

Arte de Domenic Ali, 1997









Nota: Vetrucia manda e-mail das Alagoas para compartilhar comigo a alegria pela criação de um CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial para tratamento de usuários de álcool e outras drogas) Infanto-juvenil. Melhor seria não tê-los, mas a realidade é que serviços dessa natureza ainda existem em quantidade insuficiente para os casos que requerem acompanhamento.

No Amazonas, temos apenas 3 CAPS, dois no interior do estado - Tefé e Parintins - e um na capital - Manaus. Todos para tratamento de adultos portadores de transtornos mentais severos e persistentes.

Se a canoa não virar o Estado implantará o primeiro CAPS ad a partir de 2007. Antes tarde do que nunca. Ainda assim, é pouco. O drama das famílias de abusadores de álcool e outras drogas aumenta mais face a inexistência de serviços desse tipo, tanto para adultos como para faixas etárias mais jovens. Esse foi o legado deixado pelos governos que atravessaram a década de 1990.

Para os gestores do SUS (Sistema Único de Saúde), esse não é o único desafio para a implantação de CAPS, seja para portadores de transtorno mental adultos, seja para portadores de transtorno mental da infância, ou para abusadores de álcool e outras drogas de ambas as faixas etárias. Mesmo que a autoridade sanitária decida pela construção de dois ou três CAPS, não há recursos humanos disponíveis - leia-se psiquiatras - em quantidade necessária e suficiente para fazer funcionar tais serviços.

Por isso, a Coordenação Estadual de Saúde Mental propôs a implantação da Residência Médica em Psiquiatria no Amazonas. A Comissão Nacional de Residência Médica em Psiquiatria aprovou a implantação da residência, com o voto contrário da Associação Amazonense de Psiquiatria, tornando-a ação programática de governo em 2007.

Por essa e por outras é que Zefofinho de Ogum, colaborador e mentor espiritual do PICICA - Observatório dos Sobreviventes (www.picica.com.br) , declarou solenemente: "A caravana passa, os cães ladram, e a Reforma Psiquiátrica continua".

Parabéns, companheiros(as) das Alagoas. Assim vamos tecendo a rede de atenção diária à saúde mental que uma sociedade sem manicômios requer.

********************************************************************************

Rogelio

Boa-noite.

Tudo bem? Estou dividindo com você a alegria e o sabor de vitória que representa para nós a concretização deste serviço. Pela portaria 336, já deveríamos estar com mais de um serviço para atender a esta demanda. A luta foi árdua. Só em novembro de 2004 o Conselho Municipal de Saúde, através da Comissão de Saúde Mental, conseguiu colocar em pauta na plenária, e lograr a publicação em diário, de uma resolução para a implantação de dois serviços, um para a demanda infanto juvenil e outro adulto. Após varias pressões para fazer valer esta resolução, conseguiu-se encaminhar o projeto para o MS. Sendo aprovado em julho de 2005. Após vários pedidos, por parte do município, para prorrogação de prazo, o MS resolveu bater o martelo. Enfim, está tornando-se realidade.

Ao sabor de vitória junta-se o fato do nome deste serviço ter sido indicado por diversos atores da causa e referendado pelo Conselho Municipal de Saúde, o qual refere-se ao maior protagonista da luta em prol da atenção aos usuários de álcool e outras drogas do Estado de Alagoas, ainda que a contragosto do próprio homenageado. Trata-se de Everaldo Ramos Moreira, médico psiquiatra, psicanalista, filósofo e teatrólogo. Tendo um vasto currículo junto à população acometida de sofrimento psíquico. Para nós trabalhadores de Saúde Mental, trata-se de um mestre insuperável.

A luta continua. Espero que você também continue amealhando vitórias.

Abraços.

Já estamos com dois CAPS-AD no Estado, Palmeira dos Indios e Maceió. Estamos tentando um terceiro para a cidade de Penedo. Posted by Picasa

Nenhum comentário: