setembro 23, 2006

Sobral-CE: um exemplo de cuidados em Saúde Mental















Sobral - sexta-feira, 22 de setembro de 2006
SAÚDE MENTAL
Rede de Saúde Mental de Sobral é reconhecida em todo o Brasil
Alaecio Oliveira

Após a morte de Damião Ximenes Lopes na Casa de Repouso Guararapes, no ano de 1999, causando a intervenção municipal e posteriormente o fechamento do manicômio, a Rede de Saúde Mental implantada no município de Sobral, zona Norte do Ceará, vem demonstrando qualidade e eficiência, sendo inclusive reconhecido em todo Brasil. Para a terapeuta ocupacional Márcia Mont´Alverne, a antiga Casa de Repouso Guararapes era totalmente desqualificada, caracterizada por um atendimento desumano. Outro agravante, segundo Márcia, era que as internações eram realizadas de forma bastante inadequada.

"Pessoas com diferentes transtornos mentais eram tratadas da mesma forma e colocadas no mesmo local, causando cronificação, ou seja, a piora do paciente", afirma a terapeuta, ressaltando que na Rede Integral à Saúde Mental a melhora é notória. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que faz parte da Rede e funciona desde setembro de 2002, além de tratar transtornos mentais, oferece contenção para crises psicológicas e psiquiátricas, previne hospitalismo e desamparo, garantindo permanência dos vínculos sociais.

Márcia Mont'Alverne enfatiza, ainda, que o CAPS previne rotulação e cronificação; estimula as relações com a família e o trabalho; supervisiona atividades de saúde mental comunitária, oferecendo retaguarda às internações em leitos psiquiátricos no Hospital Dr. Estevam, também oferecendo tratamento a dependentes químicos. O serviço conta com uma equipe de profissionais de saúde formada por psicólogo, médico clínico, psiquiatra, enfermeiro, terapeuta ocupacional, assistente social e educadora física.

Conquistando reconhecimento, a Rede Saúde Mental de Sobral conquistou, em 2001, o prêmio David Capistrando da Costa e Filho. Em 2003, foi homenageada pelo Governo Federal pelo modelo de Organização da Atenção em Saúde Mental. No ano de 2005, recebeu o Prêmio de Inclusão Social; e atualmente está concorrendo ao "Prêmio Saúde é Vital", promovida pela Editora Abril.

Luta antimanicomial - O Ministro da Saúde, Agenor Álvares, recebeu, no dia 29 de agosto, em Brasília, representações da sociedade civil para discutir a Reforma Psiquiátrica brasileira. Da comitiva fizeram parte o Conselho Federal de Psicologia, a Rede Internúcleos da Luta Antimanicomial, diversos usuários de Saúde Mental. Em especial, esteve presente Irene Ximenes, irmã do usuário Damião Ximenes, morto no hospital Guararapes, em Sobral, fato que levou o Brasil à condenação, por crime de violação da vida e dos direitos à integridade pessoal, pela Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA.

Irene Ximenes levou ao Ministro a condenação da OEA ao Brasil, pelo descaso para com a vida de um portador de sofrimento mental. O Conselho Federal de Psicologia apresentou denúncias e outras mortes que vêm ocorrendo nos hospitais psiquiátricos brasileiros, sem cessar: "o hospital psiquiátrico continua sendo lugar de maus-tratos e morte no Brasil, de falta de controle, de falta de auditoria, lugar de descuido", disse o vice-presidente do CFP, Marcus Vinícius de Oliveira. Posted by Picasa

Nenhum comentário: