novembro 26, 2006

I Amostra Amazônica do Filme Etnográfico: "A Ilha dos contrários"

















Parintins - cidade situada à margem direita do Rio Amazonas, na ilha Tupinambarana. Tem 205 anos de fundação. É reconhecida mundialmente pelo seu festival foclórico. Possui mais de 100 mil habitantes numa área de 7.069 Km2.

A ilha tem um relevo formado por floresta de várzea e terra firme, por lagos e ilhas.

Parintins está distante de Manaus 420 Km por via fluvial. A viagem é feita em barcos regionais. Os passageiros são acomodados em redes, camarotes e suíte. São 15 horas descendo e 27 horas subindo o rio Amazzonas. Via aérea, a viagem tem a duração entre 40 minutos à 1 hora de vôo.

Seu festival folclórico duram 3 noites. Os bois Caprichoso e Garantido realizam verdadeiras óperas a céu aberto. Quando os brincantes de um deles estão evoluindo na arena, o silêncio toma conta das arquibancadas do "contrário". É pecado mortal nomear o opositor, por isso os brincantes nomeiam-se, uns aos outros, como "o contrário".

Manaus: Vai rolar a I Amostra Amazônica do Filme Etnográfico

Assista a todos os filmes, especialmente o documentário "A Ilha dos contrários", que será projetado no dia 6 de dezembro, às 18 horas no Teatro Uninorte - Avenida Joaquim Nabuco, 1469 - centro. Os autores já estiveram por aqui realizando "L' acqua invisibile", um documentário sobre a escandalosa privatização das águas do Amazonas. A pergunta que não quer calar: por que esse documentário continua desconhecido pelos amazonenses?

O documentário está competindo no âmbito da I Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, promovida pelo Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas.

Sinopse: Ribeirinhos, artistas, indígenas, intelectuais, a galera, a coca-cola. O festival de Parintins sela inúmeras dimensões culturais: desde o homem na beira do rio que vive entre entre duas imensidões, o rio e a floresta, explicando ambos através do mito, até a elaborada estrutura do camarote da multinacional coca-cola.
Nesse contexto o "contrário" não é o maniqueismo da competição mas o encontro de diferentes modos de ser amazônicos em contínua elaboração e sobreposição.

Direção: Astrid Lima / Andrea Palladino
Título Original: The Island of Opposites
País de Origem: UK/Itália
Ano de Produção: 2006
Produtora: Boker Media Agency/LibLab
http://www.parintinsthemovie.com/ Posted by Picasa

Nenhum comentário: