novembro 18, 2006

Luta Antimanicomial: nasce o Fórum Amazonense de Saúde Mental













Na manhã do dia 17 de novembro, no mini-auditório do Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Amazonas, foi criado o Fórum Amazonense de Saúde Mental.

A iniciativa partiu da Associação Chico Inácio, filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, que contou com o apoio do Grupo de Pesquisa Questão Social e Assistência Social no Estado do Amazonas, do Departamento de Serviço Social, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Amazonas.

Na luta pela reinvenção da cidadania dos portadores de transtorno mental, a Associação Chico Inácio tem estabelecido parceria com outros movimentos sociais, dentro do princípio "ANDAR E LUTAR EM BOA COMPANHIA". Historicamente seus principais parceiros são a Associação Amazonense de Gays, Lésbicas e Transgeneres e a Rede de Amizade & Solidariedade às Pessoas com HIV/Aids.

Paulo Logullo Gonçalves, já dizia em artigo publicado no livro Saúde e Loucura, número 7 - Saúde Mental e Saúde da Família sobre o o perfil do profissional de saúde mental: "Estamos convencidos de que o perfil do profissional, sua visão de mundo, a maneira como encara o ser humano e suas idiossincrasias, a capacidade de transitar em territórios estranhos, de lidar com a diversidade, de compor com os saberes populares, levando em conta a origem cultural e as crenças religiosas das pessoas, a disponibilidade para acolher o sofrimento humano respeitando as escolhas e limites próprios de cada um, são condições vitais para tal empreendimento".

O autor referia-se aos profissionais que atuam nos Programas de Saúde da Família. A orientação transcende qualquer categoria profissional e diz respeito aos cidadãos de boa vontade, se queremos de fato a criação de novos modelos de atenção em saúde mental e a reinvenção da cidadania do portador de transtorno mental.

Nesse sentido, o autor publica em seu artigo uma advertência, que vale a pena citar nesse momento de articulação do Fórum Amazonense de Saúde Mental, à guisa de uma outra ética que venha nortear a relação entre a sociedade civil e sociedade política e os portadores de transtorno mental:

"Novos modelos exigem o combate a toda sorte de perversão insntitucional, perversão que mais do que cultural, é fruto de desigualdades sociais, políticas e econômicas instrumentalizadas por quantos não reconhecem nem asseguram o direito do outro (especialmente o outro historicamente oprimido) quanto às suas idéias, crenças, aspirações e sonhos. Uma interpretação equivocada, ao defender o reino do amor ao outro, esqueceu de avisar que amar o igual é fácil, difícil é amar o diferente. Putas, loucos, veados, artistas, aidéticos e leprosos sabem do que se trata". (Rogelio Casado, psiquiatra, Manaus, 30 de maio de 2000).

Entre os fundadores do Fórum Amazonense de Saúde Mental estão as seguintes entidades:

* Associação Amazonense de Gays, Lésbicas e Transgeneres
* Associação Amazonense de Psicologia
* Associação Chico Inácio
* Articulação de Mulheres do Amazonas
* Coordenação do Programa de Saúde Mental do Estado do Amazonas
* Grupo de Pesquisa Questão Social e Assistência Social no Estado do Amazonas, do Departamento de Serviço Social, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Amazonas
* Movimento Afrodescendente do Amazonas - Afro-Amazonas
* Rede de Amizade & Solidariedade às Pessoas com HIV/Aids
* Sindicato dos Jornalistas do Amazonas
* Sindicato dos Psicólogos do Amazonas

A luta e a vida continuam. Posted by Picasa

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá amigo Rogelio, parabéns! Você está mesmo revolucionando aí, né? Puxa vida, cara, como é que você consegue essas coisas? Aqui no nosso pedaço, tá difícil...
Abraços nossos