dezembro 17, 2006

Está nascendo a primeira residência médica em psiquiatria no Amazonas

Foto: Rogelio Casado - Oswaldo Di Loretto e Franco Basaglia, Diadema-SP, 1978














Durante todo o século XX até a presente data, os amazonenses que desejassem se habilitar em psiquiatria precisavam sair do estado em busca de uma residência médica em psiquiatria. Estava entre os 11 colegas médicos que assim procederam após a graduação em medicina pela Universidade Federal do Amazonas, em 1977.

Entre 1978 e 1979 fiz residência médica em psiquiatria social em Diadema-SP. No primeiro ano, o programa da residência era realizado na Comunidade Terapêutica Enfance da Associação Pró Reintegração Social da Infância. No segundo ano, o programa acontecia no Instituto de Psiquiatria Social.

Tive a boa sorte de estar no lugar certo e na hora certa quando Franco Basaglia, o criador da psiquiatria democrática italiana, veio ao Brasil. A Comunidade Terapêutica estava entre as entidades que patrocinaram a vinda do articulador da Lei 180, de 1978, que subsituia a rede de hospitais psiquiátricos por uma rede de serviços substitutivos, pondo fim à violência praticada pela exclusão dos loucos da vida social.

A fotografia acima foi feita na Comunidade Terapêutica (CT). Nela vê-se Oswaldo di Loretto, preceptor e idealizador da CT e Franco Basaglia, que no final dos anos 1950 abandona a cátedra de psiquiatria de uma universidade italiana para liderar a terceira grande reforma no campo da psiquiatria. Talvez fosse mais apropriado chamá-la de revolução, tal os efeitos provocadas na cultura contemporânea.

Eis que, na manhã de hoje, dia 17 de dezembro - dia em que o Internacional de Porto Alegre tornou-se campeão mundial de clubes de futebol -, no auditório Zerbinni, da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), está sendo realizado prova para admissão na primeira Residência Médica em Psiquiatria do estado do Amazonas.

Licencinha! Tô indo cumprimentar os autores da façanha, Dr. Raymison Monteiro e Dr. Luís Ferreira, docentes em medicina, na UFAM, membros da Comissão de Residência Médica para o estado do Amazonas e para a Região Norte, respectivamente. Neste momento, eles se encontram no local das provas. O Secretário Estadual de Saúde, Dr. Wilson Alecrim, está igualmente de parabéns por ter bancado o desafio. E a Coordenação Estadual do Programa de Saúde Mental, estabelece um marco importante na história da Reforma Psiquiátrica no Amazonas. Posted by Picasa

Nenhum comentário: