dezembro 14, 2006

Mestre Otacila Lemos Barreto

Foto: Rogelio Casado, Otacila Lemos Barreto, ICHL-UFAM, dez/2006













Ao superar os limites impostos por uma sociedade que exclui o outro estigmatizado em sua diferença, a indígena tukano Otacila Lemos Barreto enfrentou com dignidade os impactos culturais vividos no processo de instalação na cidade de Manaus, e, sobretudo, as formas de pensar da civilização ocidental. Tornou-se Mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia, para orgulho da sua comunidade.

Desde que o Prof. Dr. Narciso Lobo e a Profa. Dra. Elenise Scherer, como chefes de departamento do Instituto de Ciências Humanas e Letras, propuseram o oferecimento de cotas para a população indígena, em respeito à legislação federal vigente, as vagas só seriam ocupadas algum tempo depois da sua propositura. Quatro candidatos se apresentaram: 2 de etnia baré e 2 de etnia tukano, entre eles Otacila.

O grau de dificuldade para a adaptação de um aluno indígena em cursos de mestrado é tanto maior quanto menor for a oferta de apoio concreto por parte da Universidade. A Universidade Nacional de Brasília - UNB é a única que oferece uma Casa do Apoio Pedagógico para os Indígenas com equipe multiprofissional, o que dá direito, inclusive, a assistência psicológica. Um exemplo a ser seguido.

Por essa e por outras, Otacila é uma vencedora. Posted by Picasa

Nenhum comentário: