fevereiro 17, 2007

Alice Ruiz vem ao Amazonas pelas mãos de Anibal Beça

Foto: Vilma Slomp - Alice Ruiz














Com a presença da poeta e compositora Alice Ruiz, o Conselho Municipal de Cultura, no dia 23 de fevereiro próximo, às 8:30, em solenidade especial com café da manhã, em sua sede, estará fazendo entrega do Mérito Cultural CONCULTURA ao cônsul geral do Japão Sr.Nakagawa, reforçando os laços culturais do Brasil com o Japão, no ano dos cem anos da imigração japonesa para o nosso país, e a duas personalidades artísticas no campo da música e da literatura: Roberto Sá Gomes e Luiz Franco de Sá Bacellar respectivamente.

O primeiro, ex-presidente da Ordem dos Músicos do Brasil OMB, secção do Amazonas, tem toda uma história ligada à música popular à frente do conjunto Blue Birds, que animou a Manaus das décadas de 70/80/90 e participou ativamente do movimento dos festivais de MPB.

O segundo, Luiz Bacellar, é o poeta que primeiro cantou a Manaus antiga, com seus causos e suas histórias bizarras, seus becos alegres no Romanceiro suburbano de Frauta de barro; nossas frutas exóticas nos rondeis de Sol de Feira, e foi o introdutor da arte do haicai entre nós. Primeiro num renga com Roberto Evangelista Crisântemo de cem pétalas, e mais recentemente, o magistral Satori, livro definitivo que lhe inscreve no rol dos grandes haijins (poetas que fazem haicai).

Esse evento festivo, é o marco inicial das atividades do ano de 2007 do Fundo Municipal de Cultura e de seu Conselho gestor. A inclinação, anseio das categorias artísticas que tem assento no Conselho, se volta para a formação, oferecendo oficinas principalmente nas áreas do empreendedorismo, da elaboração de projetos e incentivos fiscais.

*************

NOTA: Anibal Beça, à frente do Conselho Municipal de Cultura, faz um gol de placa ao trazer para o Amazonas a poeta Alice Ruiz. Acesse www.releituras.com/aruiz_menu.asp e saiba como Alice Ruiz tornou-se uma referência nacional entre os haijins. Posted by Picasa

Nenhum comentário: