fevereiro 05, 2007

Pelotas: CAPS em apuros

Pelotas - RGS













Matéria veiculada dia 01/02/2007, no Diário Popular, disponível no link http://www.diariopopular.com.br/

Cidade: Faltam refeições e medicamentos nos Caps

Taís Brem

O s usuários intensivos que participam dos grupos dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em Pelotas não têm recebido almoço nos últimos meses. A informação foi confirmada em cinco das sete unidades existentes na cidade. Nas outras duas - Caps Baronesa e Porto - as refeições ao meio-dia não costumam ser oferecidas.

A modalidade de atendimento intensiva dos Caps trata dos pacientes extremamente comprometidos, que em geral vêm de internação psiquiátrica. Como precisam ser acompanhados diariamente e devem freqüentar o centro nos dois turnos, a maioria destes usuários necessita almoçar no local. "Um prato de comida faz uma falta enorme, principalmente para eles. A maioria das pessoas que atendemos é de muito pobres mesmo", afirmou um funcionário da unidade Zona Norte, onde cerca de 20 pacientes estão sendo prejudicados.

Segundo funcionários dos centros, apesar das reivindicações para a Secretaria Municipal de Saúde(SMS), o quadro não tem apresentado evolução. "Sempre que reclamamos nas reuniões, a desculpa é a mesma. Dizem que estão em processo de licitação, mas o que parece é que estão empurrando com a barriga", disse um atendente do Caps Escola.

Ao centro do Fragata, a justificativa apresentada pelo poder público remete à falta de pessoal para preparar as refeições. "O problema é que há uma lacuna que deveria ter sido preenchida e não foi. Nossa merendeira da manhã está de férias e não mandaram ninguém para substituí-la. Não tem quem faça o almoço, por isso eles aproveitam e já nem mandam a comida", explicou um funcionário do local.
Além de não receber alimentos regularmente, o atendimento aos pacientes do Caps Castelo fica freqüentemente comprometido por outras implicações, como a falta de medicamentos. "Agora não temos conseguido servir nem almoço nem café, porque os gêneros não têm chegado. Este é um problema que ocorre seguido. Melhora um mês, dois e piora novamente. Não nos dizem nem quando vão poder regularizar asituação", disse o coordenador Nílson Antunes, ao comentar que desde o início de 2005 não foram tomadas providências.

Os Caps realizam oficinas terapêuticas, atendimento em grupo ou individual e visita domiciliar em prol da reinserção social de usuários que sofrem de transtornos mentais severos e persistentes.

Contraponto

De acordo com a SMS, a falha é uma conseqüência da burocracia em torno dos trâmites de licitação. "Estamos em dificuldade administrativa para as estratégias que envolvem o Caps. Todavia, estamos fazendo o possível para que o acesso aos usuários não seja interrompido", explicou o titular da pasta, Francisco Izaías, ao afirmar que, no período de falta de almoço, todas as unidades receberam alimentos para o fornecimento de lanches.

Para Izaías, apesar da gravidade do problema, a questão não deve ser considerada um resumo do estado dos Caps no município. "Talvez Pelotas tenha a maior estrutura na área de saúde mental pública do Rio Grande do Sul. Enquanto Porto Alegre possui apenas três unidades, nós temos sete. Não se pode inviabilizar todo o esforço que temos feito por este setor em função de algo que está desvinculado da realidade", opinou.

Na busca de soluções urgentes para o caso

De acordo com o secretário, a expectativa é que a situação seja resolvida na primeira quinzena deste mês. As carnes e leites serão comprados de forma emergencial, uma vez que os dois pregões referentes a estes produtos foram frustrados. Já para os gêneros não-perecíveis, o custo foi considerado acima do disponível pelos cofres públicos. Assim, o setor deve avaliar de que maneira pode efetuar a compra sem afetar a verba disponível.

Os empenhos da licitação dos pães e bolos são os únicos que já figuram em etapa final. Por causa disso, estes alimentos devem ser entregues nos próximos dias. Existe também uma tomada de preços na Procuradoria, aguardando apenas a análise final e a homologação do prefeito para ser liberada. Posted by Picasa

Nenhum comentário: