março 01, 2007

Saúde Mental no SUS: Relatório de Gestão















Comunicado à maneira dos gaúchos e dos amazonenses

Se tu não poderes acompanhar a transmissão em tempo real do evento Reforma Psiquiátrica: 06 anos da Lei 10.216, durante o qual a Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde apresentará o Relatório de Gestão 2003-2006 Saúde Mental no SUS, acesse o sítio do MS no endereço www.saude.gov.br, em seguida vá em cidadão, depois em Saúde Mental.

Êxtase e agonia: o caso do Amazonas

Entre em êxtase ao saber que o Amazonas saiu do zero, despontado com modestos 3 CAPS (I, II e III) em todo o estado, e caia em agonia ao verificar que a cobertura da demanda ainda é crítica.

Sinais preocupantes

A substituição do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro por um Hospital de Clínicas pode sofrer atraso no seu cronograma. A cidade de Manaus possui apenas um CAPS, ainda sob a gerência do poder público estadual, quando seriam necessários pelo menos mais 3 CAPS para desafogar a sobrecarga no ambulatório do hospital psiquiátrico.

Sinais animadores

São poucos, mas são entusiasmantes. Como dizia Lao-Tsé: "Uma jornada de mil milhas começa sempre com um simples passo".
Ei-los:

1) implantada a primeira Residência Médica em Psiquiatria no estado do Amazonas (junto com os cursos de especialização em saúde mental oferecidos pela Fiocruz da Amazônia e a continua reciclagem dos profissionais do SUS podem contribuir para a construção das competências exigidas pelo novo modelo);

2) retomada da tramitação do Projeto de Lei da Saúde Mental pelo Secretário Adjunto de Saúde da Capital, Dr. Arnoldo Andrade, ex-deputado estadual, responsável pela relatoria do projeto na Assembléia Legislativa do Amazonas;

3) implantação do primeiro Serviço Residencial Terapêutico para 8 usuários no Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, dos quarenta que residentes por longos anos naquele serviço.

Fonte: Coordenação Estadual de Saúde Mental/AM - Endereço eletrônico: saudemental.am@gmail.com Posted by Picasa

Nenhum comentário: