abril 26, 2007

A questão das hidrelétricas no rio Madeira

A Folha de São Paulo discute a questão das propostas de construção de hidrelétricas para o Madeira. Leia o artigo do editor de ciências Claudio Angelo e da correspondente da Agência Folhas em Manaus, Kátia Brasil, e entenda o que há por trás do imbróglio em que se envolveu a ministra Marina Silva. O IBAMA, corretamente, apresentou um parecer sobre o relatório de impacto ambiental para o licenciamento ambiental das usinas do rio Madeira feita pelos empreendedores, classificando-o como insuficiente. A Odebrecht - um dos empreendedores - contra-atacou: "os técnicos que o elaboraram são "jovens" e, portanto, desqualificados".
Pagaremos um preço muito alto se pairar sobre essa questão o mesmo silêncio que envolveu a construção da hidrelétrica de Balbina no rio Uatumã, nos anos 1980. Corremos o risco de ver o mapa acima "coalhado" de hidrelétricas, como a Eletronorte propunha no Projeto Energético de 2030. Desenvolvimento e impacto ambiental: um tema que não podemos deixar para filhos e netos. A hora é essa.

Nota: Aos interessados no tema, o vídeo "Balbina, no País da Impunidade" está disponível no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, rua Frei José dos Inocentes, 132, tel.: (92) 3622-1260.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde Rogelio.
Quero pedi sua ajunda ja quevc esta ai.. Levo 29 anos buscado alguma naticia da morte do meu pai mim ajunde por favor...
Ele se chamava RUBENS THIMOTEO,trabalha para cerama transporte ltda. esta empresa lle mandou trabalha em porto velho e aos quatros meses minha mãe e eu fomos no escritorio e mim lembro que entrou um homem na sala e falou que meu pai morreu afogado no rio madeira no dia 07/10/80. e nada mais... nem suas coisas pessoas nos entregaram...so esto que ele foi pesca com companheiros e sua barca virou... levo tota minha vida buscando noticias e não encontro nada. Pense que vc podia encontra algo, por favor.
espero reposta.
ROSA