maio 10, 2007

Solidariedade aos povos indígenas da terra Raposa Serra do Sol

Festa da homologação da reserva de Raposa Serra do Sol
NOTA DE SOLIDARIEDADE
Aos indígenas da Terra Raposa Serra do Sol

O Conselho Indigenista Missionário – Cimi – Regional Norte I (AM/RR), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vem a público manifestar solidariedade aos povos indígenas da terra Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima, que mais uma vez enfrentam dificuldades decorrentes de decisão judicial favorável a latifundiários ainda ali instalados ilegalmente. Na data de 03 de março passado, o Supremo Tribunal Federal – STF, concedeu liminar a cinco grandes rizicultores suspendendo a retirada deles da terra indígena, conforme previsto no decreto homologatório da Terra Raposa Serra do Sol, assinado em 15 de abril de 2005 pelo Presidente da República.

Os mais de 15 mil indígenas Makuxi, Wapichana, Ingarikó, Taurepang e Patamona que habitam aquele território, há 30 anos, vêm travando uma luta árdua para assegurar o espaço onde possam viver. Dezenas de lideranças foram assassinadas e outras centenas de pessoas ainda sofrem todo tipo de violência, tanto física quanto psicológica e ao seu patrimônio. A impunidade dos agressores tem estimulado a ação dos grupos políticos, econômicos e militares que, ao longo de mais de 300 anos de contato com aqueles povos, usam a violência – muitas vezes com aval do Poder Público-, para se apossar das terras.

Desde a homologação, em abril de 2005, inúmeros episódios de violência aconteceram, desencadeados por rizicultores e outros ocupantes, na maioria das vezes com apoio de indígenas cooptados para defender os interesses desses setores, e com a cumplicidade da maioria dos meios de comunicação de Roraima, historicamente tidos como porta-vozes dos interesses anti-indígenas daquele Estado. Numa das mais violentas ações dos rizicultores e posseiros, logo após a assinatura do Decreto homologatório, as instalações do Centro de Formação de Surumu foi destruída e incendiada, com ameaças aos indígenas que ali estavam.

Os invasores da terra Raposa Serra do Sol têm utilizado todos os meios, da violência a ações judiciais, para permanecerem no local. Desta vez, eles são beneficiados por mais uma medida Liminar que poderá resultar no aumento da tensão e em ações imprevisíveis por parte deles. Compreendemos, por isso, a intenção dos povos indígenas no sentido de desenvolver ações mais enérgicas para garantir a integridade da terra Raposa Serra do Sol.

O Cimi Norte I solidariza-se com os povos indígenas apoiando suas iniciativas, repudia as agressões contra eles e exige maior empenho das autoridades para por fim aos conflitos fundiários no Estado de Roraima.

Manaus (AM), 10 de maio de 2007

Nenhum comentário: