junho 26, 2007

Prêmio Paulo Freire - Mestre Cidadão

Sergei Cartoons - Paulo Freire

Agência de Notícias da Aids

25/JUNHO/07

Documento final do 11º Educaids faz defesa política de redução de danos


24/06/2007 – 18h10

“Alguém tem alguma colocação contrária a alguma dessas propostas”, indagou Beto Volpe às pessoas presentes ao encerramento do 11º Educaids, que terminou no início da tarde deste domingo (24/06) em São Paulo. Diante do silêncio da platéia, o ativista paulista decretou: “Temos um texto base.” O documento a qual Volpe se refere, a ser entregue “as autoridades” (de acordo com a organização do evento), tem como ponto central a defesa da política de redução de danos e foi formulado pelos participantes do evento que durou cinco dias.

Entre outras iniciativas, o texto aprovado na plenária final do 11º Educaids diz e propõe o seguinte:

-Redação de um manifesto, a ser enviado a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), pedindo o cumprimento e o respeito à lei que trata da política de redução de danos;

-Composição de uma nota de repúdio a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que recentemente suspendeu uma pesquisa voltada para a política de redução de danos em relação ao consumo de ecstasy (estudo intitulado “baladaboa”);

-Reabertura do debate em relação ao financiamento, por parte de empresas da iniciativa privada, de atividades ligadas aos movimentos sociais.

Antes da apresentação do documento, houve a entrega do “Prêmio Paulo Freire - Mestre cidadão”, que recompensa as melhores iniciativas de prevenção às DST/Aids. O projeto vencedor é da cidade mineira de Betim. “Eu estou aqui em nome de uma equipe”, ressaltou a educadora Márcia, ao receber o prêmio das mãos da viúva de Paulo Freire (1921-97).

“Toda a pedagogia de Paulo, tinha como proposta maior a preservação da vida”, resumiu a professora Ana Maria Freire, viúva do educador morto em 1997. Após sua breve fala, durante a qual ela se emocionou em alguns momentos, a mulher de Freire foi aplaudida de pé pelos presentes.


Léo Nogueira

Nenhum comentário: