julho 23, 2007

Por uma Clínica Antimanicomial


Encontro Nacional de Saúde Mental
A Reforma Psiquiátrica que Queremos:
Por uma Clínica Antimanicomial

A mudança gradativa do paradigma da assistência em Saúde Mental no Brasil, de um modelo centrado no hospital psiquiátrico e na segregação do portador de sofrimento mental para um modelo que leva em conta o respeito à cidadania e a inclusão social deste, marcaram os últimos 15 anos da história da Saúde Mental no Brasil. Hoje são mais de 800 serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico e cerca de 50.000 leitos psiquiátricos foram fechados em todo o Brasil nesse período.

Muito além da proposição de novos serviços para a assistência aos portadores de sofrimento mental, a Reforma Psiquiátrica pressupões uma mudança radical na abordagem e tratamento deste sofrimento. Se, por um lado, a Reforma Psiquiátrica entre nós está longe de ser concluída - ainda existem 45.000 leitos psiquiátricos no Brasil e a exclusão social do portador de sofrimento mental continua sendo um grave problema social e cultural - por outro lado pouca discussão tem acontecido em torno da prática de cada trabalhador neste novo modelo.

A necessidade de discussões mais aprofundadas das práticas terapêuticas que sustentam este novo modelo, guiou a proposta deste Encontro Nacional. Os objetivos propostos: 1) Discussão de temas e conceitos indispensáveis à "clínica antimanicomial"; 2) Discussão dos serviços substitutivos so hospital psiquiátrico, onde esta clínica deve operar; 3) Discussão das políticas públicas que devem assegurar o acesso a esta clínica e a estes serviços a todos os cidadãos brasileiros e 4) Discussão do trabalhador como protagonista desta clínica.

Este evento tem como público alvo os trabalhadores dos serviços substitutivos, além dos docentes e pesquisadores desta área.

ENCONTRO NACIONAL DE SAÚDE MENTAL
13 a 16 de julho de 2006
Universidade Federal de Minas Gerais
Belo Horizonte - Minas Gerais

Nenhum comentário: