julho 05, 2007

Secretaria Nacional de Economia Solidária completou 4 anos de existência

Ao centro: Deputado Federal Francisco Praciano - PT/AM
O deputado Praciano participou, no dia 3 de junho, em Brasília, de uma exposição em comemoração aos quatro anos da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A exposição ocorreu na sede do Ministério do Trabalho e Emprego e contou com a presença do Ministro Carlos Lupi. O dep. Francisco Praciano (PT) é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária.

De acordo com um levantamento do MTE, hoje são mais de 15 mil empreendimentos de economia solidária, como cooperativas, associações ou na administração de empresas falidas, inserindo mais de 1,25 milhão de pessoas em atividades de produção de bens e prestação de serviços, consumo e crédito no país.

O deputado acompanhou o histórico da Senaes, suas ações e projetos, passando pelo Fórum Social Mundial - de onde surgiu a idéia da criação da Senaes -, assim como o Conselho Nacional de Economia Solidária e a recém-criada Frente Parlamentar de Economia Solidária. A exposição ficará aberta até o dia 13 de julho.

São vários produtos de empresas beneficiadas pelas ações de Economia Solidária, que contempla as áreas alimentícia, vestuário, calçados, extração de carvão e bebidas, produtos comercializados em Feiras Estaduais de Economia Solidária. A primeira feira está marcada para os dias 6 a 8 de julho, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde será definido o calendário das feiras nos estados.

Para impulsionar a atividade, a Senaes vem implantando uma política pública para o setor. Criada pelo governo Lula em 2003, a secretaria tem a frente o economista Paul Singer e promove a inclusão social de trabalhadores por meio de ações direcionadas a essas iniciativas produtivas, atuando na articulação em parceria com estados, municípios e sociedade civil organizada.

O deputado conversou com o Ministro Carlos Lupi e com o assessor Luís Medeiros, que é amazonense, sobre alguns programas a serem trabalhados conjuntamente, como, por exemplo, cursos de formação profissionalizantes através dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador e ficou acertado de um seminário sobre economia solidária no Amazonas.

Nenhum comentário: