julho 11, 2007

A verdade do Pan-Americano

Cesar Maia e Carlos Arthur Nuzman

A VERDADE DO PAN-AMERICANO
Juca Kfouri e José Trajano em entrevista para a revista Caros Amigos afirmam: "O Pan-Americano não serve para nada". Discordo. Ao contrário do que afirmam, seus argumentos comprovam que a CO-Rio deu-se muito bem. Mas que diabos é CO-Rio? Uma empresa privada que fazendo a festa de abertura e encerramento dos jogos pan-americanos sem licitação. Propriedade de quem? Do sorridente senhor que aparece à direita na fotografia. Resumo da ópera: uma grande festa para um pequeno grupo de amigos e parentes. Cáspite! Tem mais: o governo federal vai custear a passagem aérea de 1000 cartolas à bagatela de 22 milhões de reais; o custo das obras do autódromo, basquete, natação, ciclismo, ginástica olímpica etc., etc., etc., que era de 720 milhões de reais, já somam 4 vezes mais: quase 3 bilhões. Isso explica o atraso no pagamento dos funcionários da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que resultou na organização de um protesto contra o que foi chamado de Pandemônio - para eles, os altos investimentos no Pan-americano prejudicaram os reajustes salariais, além das áreas da saúde, educação e segurança.

Para sua degustação, leia trechos da matéria desses dois respeitados jornalistas brasileiros, publicada na Caros Amigos.

Agora, se você quer conhecer o tamanho da patifaria, leia a carta aberta de um professor de educação física ao Comitê Olímpico Brasileiro, publicada no blog A Verdade do Pan 2007.

Nenhum comentário: