agosto 11, 2007

Loucos pela diversidade


Informe ENSP

Ministro da Cultura abre oficina sobre loucura e cultura - 07/08/2007
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) se juntou ao Ministério da Cultura (MinC), a partir do fim de 2006, para criar uma agenda nacional voltada para a temática da loucura e cultura. Dando continuidade, a Escola será palco de uma oficina de trabalho, entre 15 e 17 de agosto, para indicação de políticas públicas culturais destinadas a pessoas em sofrimento mental e em situações de risco social. A atividade será inaugurada, no dia 15/08, pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, em solenidade no auditório térreo da ENSP, a partir das 9 horas. O primeiro dia do evento será aberto ao público e transmitido pela Rede Fiocruz.
Com o tema ‘Loucos pela Diversidade - da diversidade da loucura à identidade da cultura’, a oficina reunirá projetos culturais realizados no Brasil na área da saúde mental. Segundo Paulo Amarante, pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (Laps/ENSP/Fiocruz), espera-se construir, após os debates, uma política no Ministério da Cultura para os portadores de sofrimento psíquico, que através do encontro criativo com as diferentes experiências estéticas das atividades de expressão artística, vêm contribuindo para a diversidade cultural do país, ampliando territórios de vida e de saúde mental.
Ainda no dia 15 de agosto, haverá duas mesas redondas com a exposição de diversas experiências. A primeira, na parte da manhã, sobre ‘A Diversidade e a Cultura nas Políticas Públicas’, reunindo experiências da Companhia de Teatro Ueinz!, do Coral Cênico e do Geo Britto - Teatro do Oprimido. À tarde é a vez de ‘Identidade e Produção de Sentido: estratégias de solidariedade e reciprocidade’, trazendo as TV Pinel e Tam Tam, além do Harmonia Enlouquece.
Nos dias subseqüentes, a atividade é fechada aos convidados e se propõe a formular as bases das políticas públicas culturais destinadas a pessoas em sofrimento mental e em situações de risco social, tanto com o objetivo de fomentar quanto de preservar e dar visibilidade a tais iniciativas.

Nenhum comentário: