agosto 21, 2007

PAC: Comunidades indígenas do Amazonas terão água tratada até 2010

PAC: Comunidades indígenas do Amazonas terão água tratada até 2010

Comunidades ìndigenas do Centro-Sul, Nordeste e do Amazonas vão ter água potável até 2010. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê R$ 16 milhões para atender 80 comunidades indígenas em 23 estados brasileiros. No Amazonas, apenas 7% das aldeias possuem água potável.

Segundo o presidente da Fundação Nacional da Saúde, Danilo Fortes, as crianças vão ser as maiores beneficiadas com a água potável, pois não estarão mais suscetíveis a doenças causadas por água contaminada.

Somando a isso, a Funasa realiza um programa de vigilância alimentar, o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que atende cerca de 50% das aldeias indígenas no Brasil e faz acompanhamento nutricional das crianças de zero a cinco anos de idade. "Fazemos distribuição de cestas básicas para que as mães dêem os nutrientes necessários para que a criança cresça saudavel". Fortes argumenta que em breve será possível se igualar a porcentagem de crianças indígenas saudáveis com a da população não indígena. "Eu estou muito otimista com esse avanço por que acho ser uma forma de dar uma resposta direta a essa situação que ainda se encontra com os índios brasileiros", conclui.

Na região do Amazonas a Funasa pretende atender 90% das aldeias. As obras vão englobar um sistema de captação da água da chuva que atenderá também as comunidades ribeirinhas que sofrem com a seca em algumas épocas do ano. "Inclusive no Amazonas como tem água abundante da foz do rio da bacia hidrográfica nós vamos fazer um projeto de captação com a água da chuva", afirma o presidente da Funasa.

Para o deputado Praciano (PT/AM), o Amazonas é o Estado que posssui a maior população indígena do BRASIL, mas sempre foi tratado com descaso pelo Governo Brasileiro e é hora de levar melhorias que qualidsade de vida para os 100 mil índios que moram o Amazonas. " É absurdo que apenas 7% das aldeias de índios possua água potável" disse.

As obras já começaram em alguns estados. No último dia 12, índios da aldeia Yawalapiti, no Alto Xingu (MT), começaram a receber água tratada na porta de suas casas. O projeto faz parte de uma seleção de obras divulgadas nesta semana e que vai atender municípios com até 50 mil habitantes que apresentam altas taxas de mortalidade infantil.

Nenhum comentário: