setembro 07, 2007

Chiapas chama novos voluntários

Chamado a novos(as) voluntários(as) em Chiapas
Por Casa de la Paz - Chiapas 03/09/2007 às 17:13

O Projeto "Casa de la Paz" convida a todos(as) interessados(as) em trabalhar com a gente em San Cristobal de las Casas, Chiapas, México, a fazerem suas inscrições. Oferecemos alojamento econômico e espaços para reflexão e apoio, facilitando o trabalho de voluntários(as) internacionais, ajudando-os a encontrar um lugar adequado nas organizações de solidariedade e/ou nas comunidades indígenas de Chiapas.

Chamado a participação!

O Projeto "Casa de la Paz" convida a todos(as) interessados(as) em trabalhar com a gente em San Cristobal de las Casas, Chiapas, México, a fazerem suas inscrições. Oferecemos alojamento econômico, recursos, espaços para reflexão e apoio, orientação sobre a situação de Chiapas e também sobre assuntos como privilégio e solidariedade. Facilitamos o trabalho de voluntarios-as internacionais, ajudando-os a encontrar um lugar adequado nas organizações de solidariedade e/ou nas comunidades indígenas de Chiapas.

Os(as) voluntários(as) devem:

Ter fluência em Espanhol

Comprometer-se a trabalhar em Chiapas por no mínimo 4 meses

Ter a disponibilidade de passar no minimo 10 dias em comunidades em conflito, participando das brigadas de direitos humanos

Ter disponibilidade para passar uma semana na outra casa do projeto, em Oaxaca.

As inscrições estão disponíveis em:
http://chiapaspeacehouse.org/appPOR
Favor envia-las a casadelapaz@gmail.com

Quem somos:

O Projeto CASA- coletivos de apoio, solidariedade e ação, responde ao chamado por solidariedade internacional feito por movimentos campesinos e grupos de base indígenas, mantendo dois centros para educação, apoio e ativismo em Chiapas e em Oaxaca. Buscamos promover a justica social e o desenvolvimento sustentável por meio da educação, da construção de uma rede de cooperação entre organizações e grupos, assim como facilitar uma vivência real sobre assuntos como direitos humanos e globalização. Colaboramos com organizaçõs nao governamentais e com comunidades locais, de acordo com as necessidades de cada uma delas.

Nossos(as) voluntários(as) levam a cabo trabalhos essenciais para essas organizações. Os grupos com quem trabalhamos não são grupos partidários e tentam desenvolver projetos apropriados para as próprias comunidades indígenas, sempre buscando reforçar a participação e coordenação desses projetos pelos próprios indígenas. Trabalhamos com organizações em diversos campos: resolução de conflitos, projetos de água potável e agricultura orgânica, organizações de mulheres, organizações de medicina tradicional maya, investigações sobre a globalização coorporativa, entre outros.

A Casa

A "Casa de la Paz", localizada a menos de 15 minutos a pé do centro de San Cristóbal de las Casas, oferece alojamento acessível para os/as voluntários(as). O Projeto proporciona un programa orientacional de uma semana a todos/as os/as voluntários/as, assim como acesso a biblioteca e a computadores com internet. Os(as) voluntários(as) vivem em uma cômoda casa mista (ambos os sexos), com dois banheiros, cozinha, sala e escritório.

Os(as) voluntários(as) pagam 125 pesos ($24 reais) por semana ($500 pesos/100 reais por mês) para cubrir os gastos do alojamento (incluídos nesse valor a água, a luz e a internet, além do aluguel). E se querem participar nas compras coletivas de comida, paga 120 pesos ($24 reais). Alem disso, os(as) voluntários(as) devem pagar uma tarifa única pelo programa, entre $100 e 300 dólares- que vão para a manutenção do espaço e compra de materiais. Há a possibilidade de ajuda econômica, dependendo das necessidades do(a ) voluntário(a) e das nossas próprias condições financeiras.

A "Casa de la Paz" ajuda os(as) voluntários(as) a encontrarem um lugar onde trabalhar ou também a planejar projetos independentes com as diversas organizações de Chiapas. A natureza do trabalhao de um(a) voluntário(a) depende de suas habilidades e interesses, das necessidades das próprias organizações e da duração de sua estadia em Chiapas. A aceitação como voluntário da "Casa de la Paz" não garante a sua aceitação em qualquer outra organização de Chiapas, porque as organizações têm seu próprio processo de seleção.

Participe!

Casa de la Paz - Chiapas

E-mail: casadelapaz@gmail.com
URL: http://www.casadelapaz.org/
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/09/392856.shtml

Nenhum comentário: