setembro 23, 2007

Depois da Cidade Sem Meu Carro, poderíamos fazer Cidade sem Manicômios?

Diego Casado, anos 1980

"Nada contra Cidade sem Meu carro... sou adepto de bicicletas desde os anos 1980. Duro é assumir uma Cidade sem Manicômios." (Diego Casado)
Na Cidade Sem Meu Carro

A Prefeitura de Manaus promoverá no próximo sábado (22) a primeira jornada Na Cidade Sem Meu Carro de Manaus. O evento mundial reúne várias cidades na Europa e no Brasil num dia diferente. A proposta de Manaus é fechar a Av. Eduardo Ribeiro, no Centro, no trecho que vai da Rua 24 de maio até a Praça do Congresso, incluindo a Rua 10 de Julho, para o tráfego de veículos, e ocupar o espaço com atividades culturais, educativas e esportivas.

O evento, que ocorre simultaneamente em todas das cidades participantes, inicia às 8h da manhã e vai ate as 16 horas, com muito teatro, dança, música e apresentações de escolas municipais. Além disso, haverá uma praça de alimentação e toda a Rua 10 de Julho estará sendo usada para a práticade esportes. Grupos de ciclistas e de rapel farão apresentações especiais. Haverá passeios guiados por prédios históricos do centro de Manaus, distribuição de mudas, dicas de educação no transito e de educação ambiental.

Desde a última terça feira, a SEMMA – organizadora do evento – vem realizando medições da qualidade do ar na Av. Eduardo Ribeiro, utilizando o equipamento Unigas 3000, cedido pela ULBRA, para atestar a concentração de poluentes atmosféricos decorrentes do trânsito, como traços no ar de gasolina comum, diesel e gás natural.

Segundo o engenheiro ambiental da SEMMA, Alan Ferreira, o Unigas 3000 funciona fazendo leituras e coletando dados de partículas poluentes de cada produto escolhido (gasolina comum, diesel ou gás natural). Num tempode 5 minutos, o equipamento faz a coleta e dá a porcentagem desse material particulado, e após imprime esta porcentagem de 0 a 100%, baseado na OMS009-96. Este aparelho adquire as partículas que estão na atmosfera numprazo de 24 horas, ou seja, é capaz de coletar a poluição que vem se dispersando através do ar de outras partes da cidade.

No evento de sábado serão divulgados os números da medição semanal, comparando com o dia em que não estarão trafegando veículos no local, a fim de comprovar se haverá redução real na concentração de poluentes do ar.

O evento servirá também para chamar a atenção da população sobre meios de mobilidade sustentável na cidade e sobre a contribuição que cada cidadão pode dar para minorar os efeitos do aquecimento global. As pessoas serão convidadas a se movimentarem no centro de Manaus de bicicleta ou a pé, e a levarem mudas de árvores para plantarem em casa. O dia Na Cidade Sem Meu Carro fecha a Semana da Árvore de 2007 e também faz parte das programações da Semana do Trânsito.

A SEMMA vem preparando o evento há dois meses quando enviou o projeto de Manaus para a ONG Rua Viva que coordena o movimento pela mobilidad esustentável no Brasil. O projeto foi enviado à aprovação da Comissão que promove o Mobility Week, na Europa, e uma vez aprovado, Manaus passou a fazer parte deste movimento mundial pela qualidade de vida nas cidades. São parceiros da Prefeitura de Manaus no evento, a CDL-Manaus que movimentou os lojistas para a participação, a ULBRA que emprestou o equipamento que está sendo usado na medição da concentração de gases poluentes no Centro, a Embrapa que fará o cálculo para a carboneutralizacao do evento para o qual é esperado um público aproximado de 10 mil pessoas.

Todas as Secretarias da PMM estão envolvidas na organização, especialmentea SEMMA (coodenadora), SEMCOM, SEMED, SEMSA, Manaustur, IMTRANS, SEMC e SEMESP.

O objetivo da Prefeitura é demonstrar formas de locomoção não poluentes e não impactantes sobre o trânsito, e também medir a adesão da população. Dependendo do sucesso do evento, a Prefeitura pretende, no ano que vem, fechar uma parte maior do centro da cidade para o Dia Na Cidade Sem Meu Carro, a exemplo do que já acontece em outras capitais do país. Por exemplo, a cidade de Porto Alegre fecha quatro de suas principais artérias para o trânsito neste dia, e São Paulo fecha toda a Av. Paulista, a rua mais movimentada do país.

Luciana Valente- SEMMA

2 comentários:

Anônimo disse...

Por indicação da minha filha conhecí o seu Blog. Estou fazendo uma retrospectiva desde o início.
Assuntos variados e interessantes. Merece elogios e incentivo a sua luta pela melhora do atendimento psiquiátrico.
Sempre serei um leitor assíduo

PICICA disse...

Sr. Geraldo, é uma honra receber um comentário seu. O espaço está à sua disposição, caso queira manifestar uma opinião, um comentário ou qualquer outro tipo de informação. Meu e-mail: rogeliocasado@uol.com.br