setembro 08, 2007

A nova Psicanálise simplesmente

Cursos, oficinas, debates e muito mais
Inscrições pelo tel. (21) 2286-3299
ou pelo site
http://www.polodepensamento.com.br/

CURSO
A Nova Psicanálise Simplesmente
(introdução ao pensamento de MD Magno)
Grupo NovaMente e MD Magno)


Introdução à Nova Psicanálise, criada por MD Magno nos anos 1980 com o objetivo de adequar a prática freudiana ao ambiente psicotecnológico do mundo contemporâneo e como conseqüência do fim do estruturalismo. Apresentação de seus conceitos e raciocínios básicos, que ampliaram o alcance da clínica e se estenderam aos mais diversos campos de saber: estudos da mente, da comunicação, arte, religião, educação, política, economia, cultura e teoria do conhecimento.

12 setembro
Bases conceituais da Nova Psicanálise. Princípio de catoptria. Conceito de pulsão. Construção topológica do Revirão.

19 setembro
Formações do Haver e recalque. Haver e Ser. Hiperdeterminação. Níveis de recalque: o recalque originário e os recalques primários e secundários. Idioformação e Pessoa.

26 setembro
O paradigma sexual da psicanálise. Pathos é afetação sexual. Poder e gozo. Operação analítica é indiferenciação. A sexualidade e os modos de expressão da mente.

03 outubro
Os impérios da cultura. Creodo antrópico como entendimento da dinâmica da cultura. Contemporaneidade da psicanálise. A segunda parte da aula terá a presença de MD Magno para diálogo.

4 aulas às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30
Valor: R$ 240,00 (50% na inscrição e o restante 30 dias após o início do curso; 10% de desconto no pagamento à vista efetuado até 15 dias antes do início do curso)

Grupo NovaMente:

Aristides Alonso
é professor (UERJ) e pós-doutor em comunicação (Universidade Nova de Lisboa).

Nelma Medeiros é professora (UERJ) e doutora em filosofia (UFRJ).

Patrícia Netto é psicanalista, professora (UNESA), mestre em filosofia (UFRJ).

Potiguara Mendes da Silveira Jr. é psicanalista, professora (UFJF) e pós-doutora em comunicação (Universidade Nova de Lisboa).

Rosane Azevedo de Araujo é arquiteta e doutoranda (PROURB/ UFRJ).

MD Magno é psicanalista, Mestre em Comunicação, Doutor em Letras, Pós-Doutor em Comunicação e Doutor Honoris Causa (Universidade Federal de Santa Maria / UFSM). É professor aposentado (UFRJ e UERJ) e ex-professor associado do Depto. de Psicanálise da Universidade de Paris VIII (Vincennes). É fundador do Colégio Freudiano do Rio de Janeiro (instituição psicanalítica) e da UniverCidadeDeDeus (instituição cultural com referência na psicanálise). É criador e orientador do NovaMente (centro de estudos, pesquisas, clínica e editora para o desenvolvimento e a divulgação da Nova Psicanálise). Desde 1976 mantém um Seminário, cujos textos têm sido regularmente publicados ao longo dos últimos trinta anos. Autor, entre outros, de A psicanálise, novamente (2004).
Clique aqui

POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

Nenhum comentário: