outubro 01, 2007

CAPS comemora dois anos de atuação, na Paraíba

Foto: Rogelio Casado - Pedro Gabriel Delgado em visita ao CAPS Silvério Tundis, 2006

Manaus tem uma população de quase 2 milhões de habitantes e um único CAPS até a presente data.

Amazonenses,
Leiam a abaixo matéria do Correio da Paraíba e se indignem.
Guarabira, cidade com 54 mil habitantes no interior da Paraíba, tem um CAPS que completa 2 anos de implantação.
Entre os 5 estados com melhor cobertura de CAPS, 3 são do Nordeste.
O estado da Paraíba, que tinha 2 CAPS em 2002, agora tem 41 CAPS implantados. Alagoas e Sergipe, neste mesmo período, sextuplicaram o número de serviços. É a expansão dos CAPS para o sertão nordestino!
Leiam o que foi programado para as comemorações dos dois anos de atuação.
Parabéns, paraibanos!

CAPS comemora dois anos de atuação
Correio da Paraíba
Segunda-feira, 01 de outubro de 2007

Guarabira - O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Guarabira Dr. Luis Willian Ayres, estará no próximo dia 05 de outubro, completando 02 anos de sua implantação e já se tornou referência no Estado, atendendo pacientes de Guarabira e região, graças a prefeita Fátima Paulino, que é uma das maiores incentivadoras do Caps, juntamente com o secretário da saúde, Teófilho Gregório.

Pensando nestas pessoas que precisavam deste acompanhamento a Prefeita Fátima Paulino entregou a população no dia 05 de outubro de 2005 o Centro de Atenção Psicossocial Dr. Luis Willian Ayres.

Para a comemoração destes dois anos de atuação, estará sendo realizada no período de 01 a 05 de outubro a II Semana de Saúde Mental, que será aberta nesta segunda-feira (01) a partir das 19:30h no Teatro Geraldo Alverga.

Dentro da programação, stands com produtos das oficinas produtivas, palestras sobre saúde mental e reforma psiquiátrica com Iêda Pires de Sá, e uma peça teatral "Somos Iguais na Diferença", com o Grupo Teatral do CAPS Gutemberg Botelho de João Pessoa.

Acontecerá também uma peça teatral com o Grupo do CAPS – Guarabira com o título "Loucos Somos Todos nós", uma manhã de lazer no SESC, e durante toda a semana uma exposição de artes plásticas com as telas de Losângelo Francisco de Souza, que é usuário do CAPS.

Este serviço está em plena expansão, oferecendo assistência a cada vez mais clientes, mas também participando de discussões que envolvam o uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas com outros órgãos da sociedade civil organizada.

O acolhimento também serve para receber a demanda espontânea, o que é muito importante no tratamento de transtornos ligados à dependência química, onde a burocracia deve ser a menor possível. A ligação do paciente com a sua comunidade deve ser valorizada, evitando a reclusão e o isolamento. Aproximadamente 80 usuários são atendidos diariamente.

Redação

Nenhum comentário: