outubro 20, 2007

Segunda Edição da Mostra do Filme Etnográfico

Foto: Vincent Carelli

II Mostra Amazônica do Filme Etnográfico
Data:
26 a 31 de outubro
Local: Teatro Gebes Medeiros
Segunda Edição da Mostra do Filme Etnográfico tem Início na Próxima Semana

Inicia na próxima semana, no Teatro Gebes Medeiros (Centro Cultural Ideal Clube), a edição anual da Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, uma realização do Núcleo de Antropologia Visual da UFAM e o Centro Universitário do Norte – Uninorte. A II Mostra pretende reeditar o sucesso alcançado no ano passado, quando conseguiu – nas suas várias atividades – repercutir junto a estudantes e artistas da área da imagem cinematográfica, abrindo horizontes no olhar que devemos ter sobre os povos que habitam a pan-amazônia.

A realização da II Mostra está sendo patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura e FAPEAM, com o apoio da Petrobrás, Copa Airlines, ISA, SESC/Amazonas, COIAB e IPHAN e recebe a chancela da Associação Brasileira de Antropologia.

Praticamente mantendo a mesma estrutura de multi-eventos, esta segunda edição traz a Mostra Competitiva como carro-chefe, quando premiará com o Troféu Muiraquitã os melhores filmes nas categorias curta, média e longa-metragem, além do escolhido pelo Júri Popular. Como novidade, haverá ainda duas novas premiações: uma, o Prêmio ABD-Am, patrocinado pela Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Amazonas, com júri específico, e outra, o Prêmio COIAB.

Para a Mostra Competitiva, a curadoria selecionou 15 filmes dos 40 inscritos (nas três categorias), que têm procedência de São Paulo (3), Pará (1), Rio (1), Roraima (1), Amapá (1), Pernambuco (1), Amazonas (4), Peru (2) e Colômbia (1). Os filmes serão julgados pelo júri composto pelo escritor amazonense Márcio Souza, pela antropóloga e professora da UFAM Márcia Calderipe, pelo cineasta peruano Fernando Valdívia (vencedor na I Mostra), pelo professor do Departamento de Cinema da Unicamp Marcius Freire e pelo cineasta e presidente da ABD/Rondônia Beto Bertagna.

A II Mostra prestará uma homenagem ao projeto Vídeo nas Aldeias, com sede em Pernambuco, através de seus coordenadores e cineastas Vincent Carelli e Mari Corrêa, por sua contribuição, desde 1987, no intercâmbio de tecnologias audiovisuais e na capacitação de indígenas interessados em realizar seus próprios filmes. Haverá ainda uma Mostra de Filmes do projeto, numa espécie da Circuito Paralelo, que ocorrerá no auditório Rio Negro do ICHL/UFAM (dias 29 e 31), no auditório da COIAB (dia 29) e no Campus do Uninorte (dia 30), além das sessões de abertura e encerramento.

Uma segunda homenagem será prestada ao Pe. Casimiro Bekstá, um dos primeiros estudiosos dos povos indígenas do Rio Negro que se preocupou em registrar com imagens seus ritos e comportamentos cotidianos. A homenagem será manifestada através das palavras do prof. Renato Athias, da Universidade Federal de Pernambuco, que trabalhou aqui, durante vários anos, próximo ao Pe. Casimiro.

Cursos e Oficina

À exemplo da edição anterior, a II Mostra realizará dois mini-cursos e uma oficina gratuitos, cumprindo o importante papel de contribuir para a formação e capacitação de futuros realizadores e pesquisadores do campo do filme documental e etnográfico.

O mini-curso “O Uso da Fotografia na Pesquisa de Campo” será ministrado pelo fotógrafo, cineasta e psicanalista José Inácio Parente, do Rio de Janeiro. Parente age decisivamente há quase 20 anos na produção cultural, tendo publicado seis livros de fotografias, dentre eles “A Estereoscopia no Brasil” e “Pai Presente”. Dirigiu diversos filmes que ganharam prêmios em festivais nacionais e internacionais, entre eles Rio de Memória e A Trama da Rede, além de ser curador da exposição “Retratos da Cidade”, no Centro Cultural Banco do Brasil. Metodologicamente, o curso está estruturado em exibições de filmes e leituras de portifólio, quando os participantes terão a oportunidade de analisar fotografias e trocar impressões, inclusive sobre produções próprias.

Na condução do mini-curso “Antropologia Visual” estará o professor Renato Athias, da Universidade Federal de Pernambuco, com larga experiência em estudos e produções audiovisuais etnográficos. O sucesso obtido no ano passado com a oficina de “Som Direto Para Documentários”, com o professor David Pennington, da Universidade de Brasília, e a grande procura por essa área técnica motivaram a coordenação da II Mostra a oferecer uma nova edição dessa oficina, com o professor David apresentando agora mais novidades nesse setor de produção.

Fóruns de Debates

Estão previstos três fóruns no Teatro Gebes Medeiros, com a constituição de mesas-redondas de debates. O primeiro abordará “A Experiência do Projeto Vídeo nas Aldeias”, contando com a presença de seus coordenadores Vincent Carelli e Mari Corrêa e do prof. Carlos Dias Jr., da UFAM. Uma outra mesa-redonda - “Olhares Indígenas” – debaterá as imagens produzidas pelos cineastas indígenas, representados por Isaac Pinhanta, Takuma Kuikuro, André Baniwa e Zezinho Yube, mediada por Fernando Valdívia e Marcius Freire. Um terceiro fórum refletirá o tema “Imagem e Memória”, sobre a importância do registro imagético na preservação da memória social, contando com a presença André Bazzanella, do IPHAN, Beto Bertagna, da ABD/Ro e IPHAN, e do professor Alfredo Wagner de Almeida, da UFAM.

Lançamentos e Exposições

Na sessão de abertura da II Mostra, no dia 26, será lançado o 1º DVD da coleção “Cineastas Indígenas” realizado pelo Coletivo Kuikuro de Cinema e produzido pelo projeto Vídeo nas Aldeias. Também será efetuado o lançamento do livro “Silvino Santos, o Cineasta da Borracha”, de Márcio Souza, resgatando o importante papel do pioneiro do cinema no Amazonas.

No mesmo dia, após a sessão de abertura, serão abertas as exposições “Três Olhares, uma Amazônia”, dos fotógrafos Jimmy Christian, Fernanda Preto e Erlan Moraes, todos integrantes do NAVI, e “O Mito Tukano da Criação, segundo Gabriel Gentil”, com desenhos do falecido indígena, atuando na curadoria a professora Graça Barreto.

*** Para saber mais dê uma espiada no site www.mostraetnografica.ufam.edu.br

Nenhum comentário: