outubro 27, 2007

A terapia da Morte

O aparelhinho que você vendo é usado para a chamada eletroconvulsoterapia (ECT). Esse aí velhinho. A psiquiatria conservadora diz que tem outros mais modernos, mais humanos e coisas que o valham. Tia Pátria, sábia como ela só, que tudo aprendeu em sua banca de tacacá, sempre me disse que pimenta no c... dos outros não arde. É o caso.

Austregésilo Carrano Bueno, autor do texto publicado neste blog, é um dos atores sociais da cena política da Reforma Psiquiátrica brasileira. Personagem do filme "Bicho de Sete Cabeças", ele está proibido pela justiça paranaense de se manifestar contra a psiquiatria conservadora que lhe aplicou 21 sessões de eletrochoque quando ainda era muito jovem. Tudo por causa de um "baseado" encontrado na sua jaqueta, justificativa usada para internação em hospital psiquiátrico. Não são poucos os mentaleiros que mantém uma relação de amor e ódio como o Carrano, em razão da sua língua ferina. O cara proibido de se manifestar publicamente, mas os companheiros que não deixam a peteca cair, como o Ileno, continuam repercutindo os textos daquele "enfant terrible" da luta antimanicomial. Em tempo: O Conselho Federal de Psicologia mantém em sua página na Internet uma campanha contra o eletrochoque. No Amazonas - agora é lei - o eletrochoque tá proibido. Em Minas Gerais, também é proibido.
Endeusamento da Eletroconvulterapia - "A terapia da Morte"

... IMAGINE NA SUA CABEÇA (180 a 460 volts).

Estou estarrecido, morrendo de medo, de que, por qualquer motivo eu venha ser internado novamente dentro de um hospital psiquiátrico. Não pelo fato de eu Lutar com unhas e dentes pelo fechamento dessas casas de pesquisas e torturas psiquiátricas; e Exigir a sua substituição pela “Rede Nacional de Trabalhos Substitutivos” aos “Hospitais Psiquiátricos”... Mas sim, pelas pesquisas que venho fazendo sobre a defesa do uso, quase que indiscriminado, da Eletroconvulsoterapia “Terapia da Morte), por artigos de alguns psiquiatras brasileiros que ainda defendem a utilização deste método em vários quadros psiquiátricos, como sendo a única saída... Assusta e muito!

É deprimente pensar que muitos pacientes ainda estão à mercê deste famigerado e cruel tratamento terapêutico... “ELETRO-CONVULSO-TERAPIA” (choques no corpo até se conseguir uma violenta convulsão corpórea como um tratamento que chamam de “Terapia”... Absurdo).

A resposta para que a aplicação da eletroconvulsoterapia seja aplicada nos dias de hoje é dada por esses psiquiatras que a utilizam, como sendo devido à ineficácia dos medicamentos utilizados... E as gerações medicamentosas; os chamados Medicamentos de Ultima Geração, caríssimos por sinal; Rotularam simplesmente como Ineficientes e... Agora única solução é à “Aplicação da Eletroconvulsoterapia”.

Esse posicionamento soa como mais uma encruzilhada de incertezas as variantes suposições, teses e teorias, muitas esdrúxulas extremamente ridículas e ultrapassadas, que povoam a decantada Psiquiatria Moderna. (Rótulo este que já ultrapassa os sessenta anos: “Psiquiatria Moderna”).

Tais psiquiatras afirmam que as aplicações dos “Eletrochoques” são aconselháveis, depois que as medicações ministradas não tenham causado o “Efeito” esperado no paciente, só que... Não especificam em seus artigos capengas, quais foram Às Medicações Ministradas nas cobaias humanas.

Urgente torna-se saber se estes medicamentos são aqueles antigos e ineficazes que até hoje estão sendo receitados e doados pelo SUS (que são medicamentos que servem apenas para Sedar e Drogar os pacientes), e seus estômagos são e foram usados por anos como depósitos de lixos químicos dentro ou fora das instituições psiquiátricas? Ou...

São as medicações de “Ultima Geração”, as caríssimas; são a essas medicações que afirmam que são também “Ineficazes” e que não atingem as expectativas esperadas?... Esta argumentação sobre a ineficácia das medicações soa como mais um dos “Engodos Psiquiátricos”, onde seus efeitos são as superlotações manicomiais de pessoas transformadas em “Bestas Humanas”.

Caso realmente estejam sendo utilizadas as medicações de “Ultima Geração” e mesmo assim não sejam atingidas as expectativas esperadas, além de causar preocupação e danos econômicos; Pergunto: Será a única Solução? Simples e aconselhável por “estes psiquiatras”, a aplicação da perigosa “Terapia da Eletroconvulsoterapia”? Quem deve ser responsabilizado e indenizado por danos causados por esta “Polêmica Financeira”... Que é única proposta real dos psiquiatras que defendem esta “Terapia do Horror”?

Além de parecer-me haver mais uma Contradição, entre as milhares encruzilhadas psiquiátricas, que poderia gerar outra polêmica discussão entre os Laboratórios que fabricam medicamentos de Última Geração (medicamentos caríssimos que assim estão sendo Menosprezados e Ridicularizados), e os Laboratórios que Comercializam os Ultra Modernos Aparelhos de Eletrochoque, os Choques Humanizados... Háháhá... Digno de risos... Choques Humanizados!

E entre nós leigos e manipulados gerar uma grandiosa preocupação, pois poderemos ser ou terem familiares ou amigos sendo as “Futuras Cobaias Humanas” desse almejado endeusamento do “Tratamento Terapêutico da Eletroconvulsoterapia”... “CHOQUES” aplicados através de ultra sofisticados aparelhos. Dizem: “Sem Contra Indicações”, segundo estes psiquiatras defensores do método. Relegando outros dados científicos que provam ao contrário...

Estão utilizando, com “Ausência Total de Responsabilidades Jurídicas”...

A Eletroconvulsoterapia para casos de Depressão; Gestantes Depressivas em qualquer período da gestação; Esquizofrenia; Quadros de Humor (mania, euforia, delírios, megalomania, agressividade e outros); Transtornos Bipolares; e quadros onde as medicações, até as de última geração (as caríssimas) não atinjam os efeitos esperados... Quase Infinito sua utilização... Logo, logo até unha encravada será curada com aplicação de eletrochoque!

Os familiares de pacientes ou os próprios gastam “Fortunas em Medicamentos”. Principalmente com os ultra-sofisticados e de última geração, grana alta, e mesmo assim são obrigados por mais um engode psiquiátrico criminoso ao retrocesso usos de uma arcaica, torturante, perigosa e criminosa “Terapia do Choque, O Eletrochoque, A Eletroconvulsoterapia, O ECT”.

Dizem, que nós leigos, não sabemos o que dizemos quando afirmamos que o eletrochoque causa a queima de neurônios e variantes seqüelas físicas e emocionais... E que isto é tabu e não tem fundo científico.

Segue detalhes Científicos divulgados por entidades, ongs, comissões e organizações internacionais que condenam como criminosas e bárbaras a chamada “Terapia da Eletroconvulsoterapia”.

Omitem, não mencionam porém em seus “Artigos Capengas e cheios de Engodos Criminosos” em defesa da Eletroconvulsoterapia... Os Estudos Científicos feitos nos “Cérebros de Pacientes que Faleceram” após as aplicações da Eletroconvulsoterapia, que revelaram Alterações e Queima dos Tecidos Cerebrais de gravíssima ordem, e visíveis até a olho nu.

Não mencionam as experiências científicas, na sua grande maioria de origem Européia, que provam: Queima de Neurônios; Perda total ou parcial da Memória e Destruição da Saúde Mental dos Pacientes (muitas irreversíveis).

Outras pesquisas cientificas afirmam sobre o risco de MORTE na hora, dias, meses e até anos depois das aplicações da Eletroconvulsoterapia, por enfraquecimento e deficiência de órgãos que são bombardeados pelas cargas elétricas simultâneas do tratamento, em curto espaço de tempo. Toma-se geralmente uma aplicação de Eletrochoque no dia e descansa outro. Um dia sim, outro não.

Infelizmente estão até absurdamente chamando de “Aplicações Humanizadas” através desses ultras modernos aparelhos, porque a convulsão do corpo é mínima... Outro engodo... O que estão usando são “Relaxantes Musculares Fortíssimos”, para se conseguir minimizar a convulsão do corpo. Não mencionam porém, que a carga elétrica é variada (180 a 460 volts) até se atingir a convulsão corporal, mantendo os riscos a saúde mental e física do paciente. O que se conseguiu foi um maior controle da fratura de ossos comuns nas convulsões, apenas isso que mudou, e somente através da introdução de Fortíssimos Relaxantes Musculares, que também devem ter suas contra indicações, não mencionadas e nem analisadas com os devidos cuidados científicos.

Os outros riscos, como a destruição TOTAL da Saúde Mental e também o de Morte, continuam.

Ongs internacionais, muitas delas encabeçadas por “Psiquiatras de Renomes Internacionais”, Condenam e criminalisam o uso da eletroconvulsoterapia, colocando-a como tratamento bárbaro...

Afirmam que é uma VIOLÊNCIA AOS DIREITOS HUMANOS.

Ongs internacionais, na maioria “Européia” lutam há anos pela proibição dessa arcaica, criminosa e torturante “Terapia do Terror” em todo o mundo.

Existem também até nos USA, Ongs pela proibição do uso da Eletroconvulsoterapia, com leis estaduais rigorosas para a sua utilização... Fatos que são “Omitidos nos artigos dos Psiquiatras Brasileiros que defendem essa Terapia”.

Dentro da psiquiatria chamada de moderna, existem duas linhas de destaque; a “Psiquiatria Européia” que segue uma linha mais humanitária e aberta e vem tentando há anos esclarecer, enfrentar, denunciar e até prender os responsáveis pelas torturas e crimes psiquiátricas.

A “Psiquiatria Americana” que há anos comercializa a psiquiatria, em boa parte, visando apenas “Lucro”, onde o uso terapêutico em sua maioria é superado pelos interesses econômicos dos Laboratórios Nortes Americanos, no abuso de usos medicamentosos, experiências, utilização do eletrochoque e suas comercializações. Esta última (Psiquiatria Americana) tem no contexto nacional seus maiores seguidores.

Os maiores laboratórios dos medicamentos usados na área da psiquiatria são americanos, como os são os fabricantes dos aparelhos de eletrochoque; geram lucros, bilhões de dólares ano.

Vejo muito profissional da área da Psiquiatria brasileira, visando interesses financeiros únicos, e não terapêuticos. Pseudos intelectuais da psiquiatria brasileira que vem glorificar o uso da Eletroconvulsoterapia (Choque elétrico aplicado nas têmporas numa Voltagem de 180 a 460volts). Pleiteiam hoje, junto ao SUS, a cobrança de R$ 400,00 por aplicação dessa famigerada terapia.

Minha questão está em saber se existe contra senso em tudo isto? Ou... Se somos somente joguetes financeiros nessa história toda? E a nossa saúde mental, onde fica? Os Laboratórios Americanos estão, há anos, estipulando, redigindo e orientando o que É, e como Deve ser utilizada a Psiquiatria no Brasil.

Sabe-se que, até os meados dos anos 90, o Brasil tinha o “Maior Parque Manicomial do Mundo”, consumidora de mais de $ 1.000,000,000,000 (Um Bilhão de dólares ano) em drogas psiquiátricas e nas internações. As internações que tiveram média por décadas de ter “Seiscentas Mil Internações Ano”, nos 453 Hospícios brasileiros... Gerando grandiosas fortunas psiquiátrico-familiares, e milhares de vitimados psiquiátricos (seiscentas mil entre mortos e inutilizados). Nenhuma Indenização Digna as vítimas sobreviventes ou familiares foram pagas até hoje, a não ser um caso de abuso da aplicação de eletrochoque em um paciente inutilizado para o resto da vida no estado de São Paulo em 2005.

Tudo isso e mais, são omitidos e ignorados nos artigos da PSIQUIATRIA BRASILEIRA; da Associação Brasileira de Psiquiatria a ABP, e pelas Associações Estaduais de Psiquiatria... Por quê?

As experiências científicas internacionais com a “Eletroconvulsoterapia”; “Sua Proibição” na Europa e outros paises são omitidos nos artigos dos pseudos intelectuais psiquiatras, muitos deles responsáveis diretos pelo Holocausto Psiquiátrico Brasileiro.

São omitidos esses dados fundamentais aos familiares no consentimento onde assumem as responsabilidades do uso desta “Terapia da Morte”, consentindo ao médico psiquiatra o uso do Eletrochoque no seu familiar. Aqui no Brasil quaisquer danos ao paciente causados pela aplicação da “Eletroconvulsoterapia” as responsabilidades são dos familiares que assinaram os “Termos de Responsabilidades de Consentimentos”, e não do Profissional,... Como podem assinarem tais termos, se aos familiares é negado ou omitido todos os dados pertinentes aos termos de responsabilidades... Isto é “Engodo Psiquiátrico Criminoso”. Chamo aqui a responsabilidade também para o descaso do Jurídico Brasileiro, onde vocês se escondem? Bando de Omissos e Coniventes com estes e outros “Crimes Psiquiátricos” que já vem ultrapassando há um século!

Todas estas barbáries e falcatruas são patrocinadas por interesses econômicos, manipulações, engodos de muitos Laboratórios Americanos que estão e compram há anos os psiquiatras brasileiros “por quilo”. Avalizados por uma omissão social generalizada da sociedade brasileira, e dos órgãos governamentais de defesa dos interesses públicos no Brasil.

Estão vendendo, “EM MASSA” os aparelhos chamados de “última geração”, os “Choques Humanizados”, “Eletrochoques” ao custo de apenas $ 15.000 (Quinze mil dólares) aos Donos e Associados de Hospícios e aos Psiquiatras Brasileiros da Subserviência da Cultura Psiquiátrica Americana e comprometidos com os Laboratórios dos Gringos.

Garantem os Laboratórios Americanos, que a instituição a partir de seis meses de uso constante das aplicações da Eletroconvulsoterapia, se recupera o “Investimento da Compra desses Aparelhos de Eletrochoque” e de “última geração”, e começam a gerar os “Grandes Lucros”. Sucesso financeiro maior ainda, se conseguirem o pagamento das aplicações de eletrochoque pelo SUS.

Sabendo disto tudo, é muito fácil entender por que estes aparelhos de Eletrochoque não são comprados pelos países da Europa. Além do que, nesses países Europeus já está PROIBIDO o uso da Eletroconvulsoterapia. “Terapia” esta condenada, há anos, como uma “Terapia Torturante”.

Nestes países, o profissional psiquiatra que utilizar este “tratamento” é passível de “Ações Judiciais”, além de poder ser preso e condenado a “Indenizar o Paciente” por quaisquer danos sofridos... (Dados omitidos nos artigos dos psiquiatras eletroconvulsioanimados em defesa de mais um faturamento econômico fácil, em cima das aplicações da Eletroconvulsoterapia).

No Brasil não existe, em toda a história Forense Brasileira (raríssima exceção do caso em São Paulo) INDENIZAÇÃO por ERRO MÉDICO PSIQUIÁTRICO.

Isto facilita realização de meras pesquisas, experiências com cobaias humanas e a utilização indiscriminada da eletroconvulsoterapia. Além do lucro, não existem cobranças de responsabilidades e nem indenizações pelos danos que o paciente possa sofrer. Um campo vasto, também, para especuladores em cima desta “Terapia do Terror”.

Nos artigos em que é defendido o uso da Eletroconvulsoterapia, vale mencionar também a justificativa que é dada em relação ao uso do método como sendo comparada ao “Choque dado no Coração”, em casos de parada cardíaca.

Esta comparação não serve como exemplo de comparação, são casos distintos. Os “Choques no Coração” são dados em casos extremos, e aplicados na região do “Tórax”, e não repetidos periodicamente e aplicados nas “Têmporas” diretas no “Cérebro”, como nos casos do tratamento da Eletroconvulsoterapia. Não serve como exemplo, e sim como mais uma tentativa de engodo psiquiátrico aos tidos por eles, como leigos ignorantes, que estão acostumados a engoli suas teses e teorias esdrúxulas, e que em pouco tempo perdem suas supostas justificativas cientificas.

REAL - A Eletroconvulsoterapia é aplicado nas têmporas, Direto no Cérebro... São de 12 aplicações por sessão, três vezes por semana. Geralmente nas segundas, quartas e sexta feiras, descansam um dia e no outro é eletrocutado. O corpo por semana recebe uma quantidade de descargas elétricas em torno de 1.380 volts, e ponto final, esta é a real nua e crua, o resto é especulações e falcatruas.

- São e foram relatados e provados Cientificamente: Milhares de mortes, causadas pelas aplicações da eletroconvulsoterapia, na hora, dias, meses ou anos depois das aplicações do Eletrochoque.

- Foram constatados o “Enfraquecimento e Comprometimento da atividade normal de Vários Órgãos Humanos” das pessoas que receberam bombardeios Progressivos de Descargas Elétricas como no uso das aplicações da Eletroconvulsoterapia. (Fatos também omitidos nos textos de defesa do Eletrochoque, e inclusive nos artigos manipulados da Revista Veja).

- Os EUA, é o país utilizado como referência por estes profissionais da psiquiatria que defendem o uso das aplicações de choque. Estão “Endeusando a Eletroconvulsoterapia”, como já o fizeram com o “Prozac” e outras drogas americanas.

Os EUA são donos exclusivos das PATENTES que fabricam e comercializam os “Aparelhos de Eletrochoque”. Em seus artigos, os psiquiatras defensores deste método, citam apenas as pesquisas que interessam a “Eles” e aos “Laboratórios Americanos”, com fins lucrativos em primeiro lugar, e para que venhamos a acreditar que o uso da Eletroconvulsoterapia é seguro e sem contra indicações. Omitindo toda a polemica e estudos científicos e suas proibições de uso em outros paises, como na Europa!

Será que compensa passar por todos estes riscos de vida, e colocar em CHEQUE a NOSSA Saúde Mental? Ou isso tudo é mais um engodo psiquiátrico, uma jogatina financeira?

A sociedade brasileira se mantém calada... Por quê? Omissão é ato de pura conivência com esses crimes psiquiátricos.

O que é real ou irreal nessa jogatina financeira, bancada por psiquiatras comprados por interesses financeiros seus e de laboratórios. É a nossa Saúde Mental colocada indiscriminadamente a toda hora em cheque, e não raro em “Cheque Mate”? Até hoje sem recriminação judicial, cobrança de responsabilidades, prisões, indenizações, até quando aceitaremos esse Oba-Oba da psiquiatria brasileira?

Nunca vamos cobrar as responsabilidades psiquiátricas? Quais são as atitudes a serem tomadas sobre estas questões?

Ficaremos sendo sempre colocados como leigos e ignorantes sobre a nossa Saúde Mental? Sem direitos de opinar sem ter uma explicação convincente.

Seremos sempre um bando de “Ovelhas Cegas, Mudas e Surdas” seguindo os ditames dos Pastores do Inconsciente!

Movimentos Internacionais pela Proibição da Eletroconvulsoterapia como Tratamento Psiquiátrico, como Terapia. Organizações Internacionais que condenam, criminalisam e cobram Indenizações Dignas as Vitimas da Eletroconvulsoterapia. (Classificam de “Terapia da Morte” usada até pelos Nazistas como mais um instrumento de tortura).

SÃO ELAS:

- Word Association of Electroshock Survivors (Associação Mundial dos Sobreviventes do Eletrochoque).

- Committee for Truth in Psychiatry (Comitê para verdade na Psiquiatria).

- Support Coalition International (Coalizão de Apoio Internacional).

- Comitato Dei Cittadini Per I Diritti Dell ‘Uomo - Milano, Itália.

- Citezens Commission no Human Rights (CCHR) in Action.

A REALIDADE DA PSIQUIATRIA NO BRASIL É TRISTE E CRIMINOSO...

JÁ foram encontrados cemitérios psiquiátricos clandestinos, e outros sendo descobertos.

ENTRE OS JÁ ENCONTRADOS ESTÃO:

- O Cemitério Psiquiátrico Clandestino em Santa Catarina na Colônia Psiquiátrica Santana (em 2003), com mais de mil covas psiquiátricas clandestinas. Covas com mais de cinco esqueletos.

- E MAIS de trinta mil covas psiquiátricas clandestinas que denunciamos em 1998 na Colônia do Juqueri em São Paulo, através da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

E tudo acaba em pizza... A psiquiatria brasileira é a do vale tudo: confinar, prender, drogar, estuprar, eletrocutar, inutilizar, até matar pra vender ou esconder os corpos... Isto tudo são fatos históricos, registrados e enraizados... Assunto para outros artigos, minha única arma de desabafo!

APESAR DE TUDO ISTO TER SIDO DESCOBERTO E DENUNCIADO, NINGUÉM FOI RESPONSABILIZADO E MUITO MENOS INDENIZADO...

Absurdo ou Omissão Social?

AUSTREGÉSILO CARRANO BUENO.

- Ex-paciente cobaia-psiquiátrica vítima de ERRO MÉDICO PSIQUIÁTRICO...

- Vítima de 21 aplicações da ELETROCONVULSOTERAPIA (que deixaram seqüelas físicas e emocionais).
- Representante Nacional dos Usuários (pacientes psiquiátricos internados ou não) na Reforma Psiquiátrica Brasileira “apoiada” pelo Ministério da Saúde.
- Escritor do Livro “CANTO DOS MALDITOS” que originou o Filme “BICHO DE SETE CABEÇAS”. O Filme mais premiado de toda a cinematografia brasileira com 53 prêmios de cinema, sendo 08 prêmios internacionais.
- Ator; Dramaturgo e Diretor de Teatro. Segundo livro são seis peças para Teatro, editado. Quatro peças de teatro já montadas. Duas teve sua direção.
- “Terceiro e Quarto Livros”... Estão à espera de editora!
- Palestrante reconhecido NACIONALMENTE sobre Saúde Mental; Reforma Psiquiátrica Brasileira; Histórico sobre a proliferação dos hospícios; Indenizações; “Holocausto Psiquiátrico Brasileiro”.

(Artigo revisado no dia 04/12/06).

Um comentário:

Anônimo disse...

Às vezes tendo a pensar que as doenças mentais são altamente contagiosas, e que teremos de internar os profissionais desta área, pela evidente contaminação que apresentam.


Alguém, eventualmente, teria o email do Carrano? Se tiver, poderia fazer o especial favor de enviá-lo ao meu: salvio.luiz@gmail.com

Muito obrigado