novembro 29, 2007

Manual da Internação Involuntária

Arte de Hieronymus Bosch - A nau dos insensatos

O Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para usuários do CAPS apresenta a peça

SuRtoS ou MANUAL DA INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA

Dia 03/12, segunda-feira, 15:00h no CEART/UDESC

"Homem significa pensador: eis onde se esconde a loucura" - Friedrich Nietzsche

A peça pretende ser, digamos, um "besteirol profundo". Busca provocar sorrisos, risos, gargalhadas, mas, ao mesmo tempo, gerar desconforto, espanto, mergulhos nas profundezas de si mesmo. Há, onipresente, uma crítica aos que governam as vidas daqueles que são considerados doentes mentais: psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, familiares, etc. Uma crítica aos hospitais psiquiátricos, mas também aos "manicômios mentais" regados a drogas antipsicóticas. Em termos mais amplos, trata-se de um elogio ao auto-governo, ao direito que todo ser humano tem de governar a própria vida, e um forte Não! aos juízes da normalidade, que estão por todos os lados: lá fora, mas também dentro de cada um de nós.

Trata-se enfim de uma celebração da potência da vida (da alegria, da amizade), como um antídoto contra os venenos do poder, que nos tornam indivíduos obedientes, tristes e burros.

O Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para usuários do CAPS é um projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC e é patrociando pela Petrobrás e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura (edital Proext Cultura 2007).

Mais informações: http://surtos.rizosfera.net

Nenhum comentário: