novembro 29, 2007

Por qué no te callas?

Hugo Chavez
POR QUÉ NO TE CALLAS?
Edmar Oliveira

Porque invadiste nosso mundo com as caravelas de Colombo semeando doença e discórdia entre nós. Porque a primeira mercadoria mais interessante que roubaste foram alguns dos nossos valorosos guerreiros para serem vendidos em Servilha. Porque mandaste Pizon e depois Cortez dizimarem o império Asteca. Porque confundiste nossas pirâmides com mesquitas e, na tua ignorância e ganância, devastaste nossa cultura. Porque, na tua guerra santa, aniquilaste três mil anos de nossa civilização Maia. Porque, escandalizado com nossos rituais de sacrifício, nos sacrificaste enquanto povo em nome do teu Deus. Porque não respeitaste as nossas cidades e nossos templos, destruindo tudo que não fosse teu espelho. Porque a nós enganaste com espelhos e miçangas querendo nosso ouro. Porque não entendeste nossos observatórios astronômicos e destruíste nossa ciência pensando ser obras de feitiçaria. Porque com o nosso sangue semeado ao chão construíste o que chamas civilização. Porque achaste que a tua civilização era mais importante que a nossa civilização. Porque mesmo quando os teus se misturaram aos nossos foram renegados pela arrogância da coroa de Espanha. Porque nunca aceitaste que podíamos ser independentes e falar no mesmo tom. Porque Bolívar e San Martin não nos queriam obedientes à coroa. Porque és arrogante e enquanto sustentares na cabeça esta coroa, que sempre nos humilhou, não calaremos.

E muito mais deveríamos dizer, mesmo achando Chávez um chato, protótipo de caudilho da Venezuela, com todos os defeitos no passado e no porvir. Não precisamos concordar com Chávez em nada para dizer muito mais. Não é possível ouvirmos calados e, pior, com a concordância de muitos, um reizinho reinventado no trono Espanhol pelo ditador Franco mandar calar, como sempre fizeram todos seus antecessores, um dos nossos. Nós sempre fomos massacrados quando um rei europeu nos mandava calar. É por esta memória que nenhum de nós pode calar quando um rei ordena.

Não entendi os toques telefônicos baixados na Internet com a fala do rei. Vendeu milhões. Que os europeus sintam prazer nessa fala do rei aos mal-educados latinos, tudo bem. Mas virar moda aqui também em Latinoamérica? O prazer masoquista de ouvir um rei nos mandar calar ou ao nosso interlocutor no celular, pra mim é incompreensível. Fiquei impressionado com um fenômeno que não entendi. Com certeza, não compartilho com esta maioria e permaneço teimoso na minha solidão. Falo sozinho, nem que me perguntes porque não me calo também. Porque alguém tem que discordar do pensamento único celebrado na mídia. Principalmente quando este pensamento único foi posto, feito ordem, na boca de um rei espanhol...

15/11/2007

Nenhum comentário: