dezembro 31, 2007

Paulo Mamulengo: sexto dia em greve de fome

D. Rosângela e Paulo Mamulengo

ARTISTA POPULAR PERMANECE EM GREVE DE FOME NO INTERIOR DO AMAZONAS

A greve de fome do bonequeiro Paulo de Tarso, em Iranduba, interior amazonense já entra no seu 6º. dia, sem que qualquer autoridade ou representante daquela prefeitura tenha tentado um diálogo junto ao artista e/ou familiares. Paulo permanece acampado em praça pública, na sede municipal, como forma de pressionar aquele poder público a pagar os salários atrasados a que tem direito. Ontem, com a pressão apresentando 9/5 foi necessário recorrer ao Pronto Socorro local para repor os sais minerais e garantir as energias necessárias para continuar o seu protesto que considera retaliação do prefeito do município, Nonato Lopes.

No início do ano, Paulo havia formulado denúncia contra atos da administração local sobre um programa da Secretaria de Saúde para fazer exames oftalmológicos. “O projeto estava sendo executado por uma Ong de Santa Catarina, chamada ‘Boa Visão’, que atraiu em torno de mil pessoas, principalmente pessoas de baixa renda (e escolaridade) de comunidades rurais do município, que foram levadas a adquirir, de forma irregular, óculos fornecidos sem recibos ou notas fiscais, e sem quaisquer garantias de retorno ou procedimento médico posterior”.

Paulo apresentou documentos que comprovam as irregularidades apontadas, como as receitas assinadas pelo médico Francisco Stocco e recibos de depósitos feitos em nome de Gustavo Mendes Stocco. “O mais estranho é o fato do favorecido nos depósitos bancários ser pessoa física, com o mesmo sobrenome do médico que assina as receitas, e este último sem consultório no Estado e sem endereço no CRM”, disse. Paulo acredita que isso tenha motivado o prefeito a suspender seus salários por 10 meses.

Paulo Mamulengo, como é chamado, é artista popular conhecido no Amazonas e bonequeiro oficial de uma das bandas mais famosas e com tradição no Amazonas, a “Banda da Bica”, do bar do Armando, na capital. Recentemente participou do Festival de Bonecos que o Sesc trouxe para Manaus, como representante do Amazonas. Natural de Patos, na Paraíba, reside há 20 anos na Vila de Paricatuba, em Iranduba. Formado em Filosofia, pela Universidade Federal do Amazonas, participa de projetos sócio-ambientais e é funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Iranduba, no cargo de Serviços Gerais.

Apesar do prefeito do município, Nonato Lopes, haver concedido duas entrevistas para rádios locais, uma na quinta, outra no sábado, comprometendo-se em realizar o pagamento de forma imediata, não há sinais de aproximação. Por outro lado, Paulo permanece em praça pública, apoiado diretamente pela esposa, Dona Rosângela e, indiretamente pela população que, por receio de retaliações, não o apóia diretamente, mas tem prestado solidariedade ao artista em greve.

Mais informações sobre o caso e a greve de Paulo Mamulengo, contate: (092) 8157 2040 (Dona Rosângela, esposa de Paulo de Tarso)

Documentos anexos: formalização da denúncia contra a ONG BOA VISÃO, Recibos de depósito e receita médica.

NOTA: O texto é da jornalista e escritora Regina Melo.

Nenhum comentário: