janeiro 20, 2008

Augusto Boal para o Nobel da Paz

Augusto "Teatro do Oprimido" Boal


Geo Brito esclarece dúvidas sobre o apoio à indicação do nome de Augusto Boal ao Nobel da Paz

LEMBRANDO QUE PODEM ENVIAR CARTAS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL, CAPS, ÓRGÃOS DO GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL, MUNCIPAL, ONGS,'ENTIDADES DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS ENTRE OUTROS. QUALQUER DÚVIDA.

LEIAM O TEXTO ABAIXO E SE AINDA TIVER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO COM GEO BRITTO
geobritto@ctorio.org.br

Caras e caros para nossa felicidade, temos recebido muitos retornos com possibilidades de indicação de Boal ao Nobel da Paz de vários setores. Tento nesta mensagem esclarecer algumas dúvidas que têm aparecido com frequência em nossa comunicação:

1 - Quem pode indicar Boal ao Nobel da Paz?
Qualquer pessoa que queira escrever uma carta para o comitê do Nobel, no endereço abaixo:
The Norwegian Nobel Committee Henrik Ibsens gate 51 NO-0255 OSLO Norway tel. - +47 22 129300 fax - + 4722 12 93 10

2- De quem devemos buscar apoio?
De personalidades públicas, representantes eleitos pelo povo, organizações de defesa dos direitos humanos, culturais, educacionais e de saúde com histórico de luta pela paz e pela justiça social e professores universitários. Muitos dos praticantes do TO (Teatro do Oprimido) têm projetos apoiados por governos locais e/ou por ongs internacionais. Sugiro que estimulem esses parceiros a enviarem cartas de indicação para o comitê. Se apoiam o trabalho com o TO, certamente estarão conosco nesta campanha.

3- Em que língua devem ser escritas as cartas?
Na língua materna de cada um. Se for possível mandar o original em português e uma cópia traduzida em inglês, ótimo. Se não for possível, isso não é impeditivo, pois o comitê recebe indicações de todos os lugares do mundo e de vária línguas.

4- É possível ter um modelo de carta de indicação?
Optamos por não fazer modelo para que cada carta seja única, com suas características próprias. As cartas devem ser simples, objetivas e convincentes. A pessoa ou entidade que escrever deve se apresentar dizendo quem é e também justificar por que indica Augusto Boal. Por exemplo, as carta do Piauí certamente falarão do impacto do TO no sistema penitenciário, as do SE não vão poder deixar de falar da importância do trabalho feito pelo MST, as da Prefeitura de Santo André citarão a rica história do TO na região, enfim, as especificidades locais serão a riqueza da diversidadede cartas. O que estamos oferecendo são textos mais gerais, que ajudarão a localizar a história local no âmbito global. Alguns desses podem ser encontrados na página: http://www.artes.com/sys/artista.php?op=view&artid=5&npage=2

5- Até quando pode ser enviada a carta?
O prazo do comitê é 31 de janeiro de 2008 para receber indicações. Depois disso, se dedicam a estudar as indicações e a selecionar quem serão os candidatos oficiais do ano de 2008.

6- Por que temos que enviar essas cartas?
Para aumentarmos as chances de Boal ficar entre os candidatos ao prêmio. Até o momento, não se sabe quantas pessoas e instituições estão indicadas, pois a indicação é livre até 31 de janeiro. Depois disso, o comitê seleciona apenas 10 candidatos/as que serão julgados por uma comissão. De fevereiro a outubro, não recebem mais nenhuma indicação, apenas analisam a vida, a obra, o trabalho e a importância dos/as candidatos/as. Queremos manter Boal entre os concorrentes. A escolha do prêmio Nobel da Paz 2008, só acontecerá em outubro de 2008.

7- Por que é importante Boal ficar entre os candidatos?
Se Boal ficar entre os 10 candidatos ao prêmio, o Teatro do Oprimido receberá reconhecimento nacional e internacional, muito além de seus praticantes e dos beneficiados pelos projetos que desenvolvem. Todo mundo que desenvolve projetos sócio-culturais será beneficiado também, porque a indicação de Boal é o reconhecimento que podemos encontrar meios concretos de transformar a realidade a partir e através de meios estéticos. De fevereiro a outubro de 2008 nos concentraremos em dar visibilidade a esta candidatura e e aos projetos desenvolvidos através desse Método. Boal é brasileiro e o Teatro do Oprimido também. Ter um candidato brasileiro ao Nobel da Paz será um prestígio para todo o país.

A probabilidade de Boal não ganhar o prêmio é grande, pois a escolha passa por interesses políticos internacionais. Mesmo assim, a indicação é extremamente importante para o Teatro do Oprimido. Especialmente, a divulgação dessa indicação.

Temos que tentar todas as possibilidades para influenciarmos esse comitê a manter Boal entre os concorrentes ao Nobel da Paz 2008.

Então, cartas ao correio! Forte abraço, Geo Britto.

AMANDLA! Awethu!!!

Visite meu Blog http://geobritto.wordpress.com/

Centro de Teatro do Oprimido-CTO-Rio
Av.Mem de Sá, 31 - Lapa. Rio de Janeiro
CEP 20230-15055 21 2232 5826 / 2215 0503
http://www.ctorio.org.br/

Central de Atendimento a Violência Doméstica.

Ligue 180Homens pelo fim da Violência contra Mulher
http://www.lacobranco.org.br/

Nenhum comentário: