janeiro 10, 2008

Saúde Mental: pontos, pontões e pontinho de cultura

Brasil anoitecendo

"Entre os muitos pontos e pontões de cultura a ser criado pelo MinC e MS, nós do Amazonas ficaríamos muito felizes se tivermos um pontinho... só um pontinho".
A declaração é de Zefofinho de Ogum, colaborador do Blog do Rogelio Casado e consultor do
PICICA - Observatório dos Sobreviventes, site da Associação Chico Inácio, filiado à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomila (RENILA).
20 de Dezembro de 2007
Cultura e Saúde

MinC e MS desenvolverão ações conjuntas no âmbito do 'Programa Mais Cultura'

Dentre as ações no âmbito do Programa Mais Cultura, foi firmada uma cooperação técnica entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Saúde (MS). O acordo, que estabelece a parceria, foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 20 de dezembro. A cooperação objetiva a integração de competências e de recursos institucionais para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para a garantia do acesso aos bens e serviços culturais, a qualificação dos ambientes de saúde e a melhoria do atendimento ao cidadão brasileiro.

No plano de trabalho, estão previstas a utilização dos Pontos e Pontões de Cultura como espaços destinados à formação de agentes comunitários de saúde; a realização de um seminário sobre cultura e saúde; a capacitação de gestores e lideranças comunitárias envolvidos com os Centros de Atenção Psicossocial(CAPS) e outros serviços da rede de saúde mental no campo cultural; e a atuação, por meio de campanhas e programas de capacitação, na prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e ao uso de drogas; dentre outras iniciativas.

Programa Mais Cultura - Lançado em outubro deste ano, como parte da Agenda Social do Governo Federal, prevê investimentos de R$ 4,7 bilhões até 2010. A ação visa garantir o acesso aos bens culturais e meios necessários para a expressão simbólica e artística, a qualificação do ambiente social das cidades e a geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda.
Saiba mais.

Patricia Dorneles
Supermilitante da Reforma Psiquiátrica
51-99581002

"Devemos lutar pela igualdade sempre que a diferença nos inferioriza, mas devemos lutar pela diferença sempre que a igualdade nos descaracteriza"
Boaventura de Souza Santos.

Nenhum comentário: