janeiro 06, 2008

Salve 6 de janeiro!

Salve 06 de janeiro
O dia da alegria está próximo!!!


Uma homenagem a Rogelio Casado
Por Nivya Coração Valente

Sempre lembro dos textos da nossa estimada Clarice Casado da revista PáginaDois, textos estes que acompanham os nossos pouco mais de 05 anos de casados, textos estes antigos tão atuais, e os atuais mais atuais ainda. Quem acompanha o blog do Rogelio sabe.

O dia da alegria está próximo! Para os não raros conhecidos e amigos que já me perguntaram, Rogelio é aquele que se lança, que vai na frente. Quando olho-o por fora, sonho. Quando olha-o para dentro, desperto. Respondo em parte como é amar Rogelio, e o que me faz descer ou subir junto com ele.

Há pouco, ele soube por mim que a verdadeira celebração do nascimento de Jesus é dia 06 de janeiro e não dia 25 de dezembro. Tá registrado na história. Foi o Papa Julius I, no ano de 353 quem mudou a celebração do nascimento de Jesus, dividindo definitivamente na nossa cultura ocidental a divisão do natal e do ano novo. Isto, claro, foi muito antes do surgimento da religião católica.

Certamente natal e ano novo eram comemorados como uma única festa: a celebração do renascimento do ano, do sol. Por incrível que pareça a figura do papai Noel já existia, representava a figura do espírito do sol, o mensageiro dos deuses, o qual a cada ano informava sobre o comportamento dos homens na terra.

No dia 06 de janeiro também é comemorado oficialmente o dia de reis, reis magos, aqueles que eram muito estudiosos e que gostavam de conhecer os segredos da natureza. Baltazar, Melquior e Gaspar. Aqueles que levaram incenso, ouro e mirra de presentes para Jesus, aqueles que sonharam com uma criança lhes dizendo “quando você me ver na estrela, a hora da alegria estará próxima”, sem combinação nenhuma, e a mensagem chegou-lhes das alturas, das nuvens.

A mensagem poderia vir da terra também. Poderia estar na Bíblia inclusive. A parábola que não eram Três Reis Magos, e sim quatro. O quarto rei mago era médico ou algum outro "profissional liberal", e todos astrônomos por lazer. O quarto rei mago era “um falta de sorte mesmo”, porque ele assim como se atrasou por motivo de desentendimento com seu pai e desencontrou dos outros três reis, era ele quem se doava já com cabelos branquinhos a sempre ajudar as pessoas. Procurou, procurou, mas nunca encontrou Jesus. Chegava nos lugares Jesus tinha acabado de sair.

Um dos seus presentes a ser oferecido ao Salvador era uma pérola, mas ao tomar conhecimento que Jesus tinha sido coroado com uma coroa de espinhos ficou arrasado. Trocou a jóia por uma escrava mulher, a qual imediatamente a libertou sem muita conversa.

Ah dia 06, dia 06 !! Dia de se libertar, de se renovar, se consagrar. Como no Terço da Libertação da nossa São Sebastião, mais um dia para Jesus ir à nossa frente para nos proteger e atrás para nos guardar.

O dia da alegria está próximo! Dia de buscar a alegria nas alturas, quiçá na nuvem, que só sabe amar e ser feliz se associando, que mesmo se dissipando perde o controle que supostamente é só dela de ir embora, mas que não é ir embora é movimentar-se, não sem antes de inundar de amor o que está plantado na terra, que também é amor, amor do meu amor Rogelio.

Como canta Nana, inventar o amor? Quem foi que inventou o amor? Nem eu nem ninguém, ele acontece.

Ô Rogelio Casado com a Alegria que está próxima, e bem próxima do coração!!!!
Te amo,
Nivya Coração Valente

Feliz Aniversário!
Em 06/01/2008

Nenhum comentário: