fevereiro 22, 2008

O que o leitor não sabe sobre a independência do Kosovo

Kosovo: A independência, na Admirável Nova Ordem Mundial, de uma colónia da NATO

Neste último fim-de-semana, a máquina de propaganda ocidental andou a fazer horas extraordinárias, festejando o último milagre da NATO: a transformação do Kosovo sérvio no Kosovo albanês. O território vergonhosamente ocupado pelos Estados Unidos, que se serviu do problema do Kosovo para instalar uma enorme base militar (Camp Bondsteel) num território estrategicamente posicionado, pertencente a outras pessoas, está transformado pelo poder dos meios de comunicação numa lenda fabricada de "libertação nacional".

Para os poucos infelizes que conhecem a complexa verdade acerca do Kosovo, parecem mais apropriadas as palavras de Aldous Huxley: "Vocês vão ficar a saber a verdade, mas a verdade vai dar cabo de vocês".

No que se refere ao Kosovo, a verdade é como as palavras escritas na areia quando o tsunami da propaganda chega de rompante. A verdade está acessível – por exemplo, no artigo cuidadosamente informativo de George Szamuely da passada sexta-feira, no CounterPunch. Por vezes também aparecem fragmentos da verdade nos meios de comunicação predominantes, normalmente em cartas de leitores. Mas como é impossível remar contra a maré que oficialmente patrocina a lenda, vou examinar apenas uma gota deste imparável mar de propaganda: uma coluna de Roger Cohen intitulada "O novo Estado da Europa", publicado na edição do Dia de S. Valentim no International Herald Tribune.

Leia mais.

Nenhum comentário: