março 29, 2008

Afrânio de Castro: duplo resgate (VI)

Foto: Rogelio Casado - O arpoador, de Afrânio de CAstro, Manaus-AM, anos 1980.
Da esq. para a dir.: Alfredo Loureiro, Garçon, Afonso Toscano, Mrs. Pennington, Celito, Heloisa, Rita Loureiro. Ao fundo, David Pennington com violão.

Final feliz. Missão cumprida. O casal Alfredo e Rita Loureiro incorporou-se ao pequeno grupo que celebrou o resgate da obra de Afrânio Castro no Bar Metrô, de propriedade de David Pennington - um amazonense nascido em Liverpool.

Durante o dia Alfredo Loureiro testemunhara o resgate de um Hahnemann Bacelar, à noite um Afrânio de Castro. Era a glória.

Celebração mesmo foi a presença de Rita Loureiro entre nós, numa das suas raras aparições públicas na época, quando já se consagrara no campo da arte. Avessa a badalações, Rita só pintou porque tratava-se de um encontro en petit comité.

Não se sabe o destino da obra. Dizem que ela teria sido vista num museu da Rússia. Outros afirmam que ela foi parar num museu do Canadá. Quem souber avise as autoridades do campo cultural. Corre um bizú de que estão preparando uma retrospectiva para homenagear o pintor Afrânio de Castro. Merecidademente!

NOTA: Este blog oferece um doce do legítimo cupuaçu amazonense para quem souber do paradeiro do arquiteto David Pennington.

Um comentário:

Unknown disse...

Rogelio querido, o David é professor da UNB. Ainda mora por lá, em Brasíla. Vejaí a deireção dele: pennbra@unb.br