março 14, 2008

MAB ocupa termoelétrica em Porto Velho

Porto Velho-RO e o rio Madeira
MAB ocupa termoelétrica em Porto Velho

Dando início à jornada de lutas do dia 14 de março - data que marca o dia internacional de luta contra as barragens - aproximadamente 700 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam nesta terça-feira (11), a Unidade Termelétrica Rio Madeira, na cidade de Porto Velho, no estado de Rondônia.

Os integrantes do MAB reivindicam que a distribuidora de energia Eletronorte, indenize as famílias atingidas pelas barragens de Samuel (RO) e chamam a atenção para a situação das famílias que serão atingidas pela construção das usinas do Rio Madeira. A obra é financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e deve custar mais de R$ 40 bilhões.

O integrante da coordenação nacional do MAB, José Josivaldo, explica que a barragem de Samuel foi construída na década de 80. A obra expulsou cerca de mil famílias de suas terras, sendo a que a maioria ainda não foi indenizada.

“Temos mais de mil famílias em uma verdadeira miséria [vivendo] na periferia de Porto Velho. [Essas famílias] não foram reassentadas, nem reparadas, não receberam moradia. Não receberam nada”.

Segundo o MAB, o conjunto das obras previstas no Rio Madeira deve expulsar cinco mil famílias de suas terras.

A Comissão Mundial de Barragens ligada a Organização das Nações Unidas, estima que no mundo, cerca de 80 milhões de pessoas já foram atingidas direta ou indiretamente pela construção de barragens. No Brasil, as grandes hidrelétricas já expulsaram aproximadamente um milhão de pessoas, e destas, 70% ainda não foram devidamente indenizadas.

De São Paulo, da Radioagência NP, Juliano Domingues.

11/03/08

Fonte: Radioagência Notícias do Planalto

Nenhum comentário: