março 13, 2008

Pelotas faz Curso de Especiaização em Saúde Mental com apoio do Ministério da Saúde

Manifestação em defesa do CAPS Castelo - Pelotas-RS, 2007

Assinale a resposta certa para pergunta feita pelo incorrigível Zefofinho de Ogum, colaborador deste blog:
Por que o Amazonas está fora do roteiro de Cursos de Especialização em Saúde Mental apoiados pelo Ministério da Saúde?

Porque a Fiocruz é a responsável pelos referidos cursos para a Amazônia. ( )
Porque o Amazonas nunca se interessou por cursos dessa natureza. ( )
Porque o Amazonas não tem o mesmo peso político que o sul-maravilha. ( )
Porque o Amazonas se vira como pode, de modo que o quadro de saúde mental é menos agressivo que o resto do país. ( )
Porque não há universidades nem especialistas suficientes no Amazonas ( )
Porque está sendo testada uma nova experiência: ao final do curso os alunos deverão estar aptos a defender ideologicamente a Reforma Psiquiátrica, mas igualmente estarão prontos a manejar a clínica antimanicomial. ( )
Nenhuma das respostas, pois uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa. ( )
Zefofinho cantarola:
"Oh, mundo tão desigual,
tudo é tão normal..."
***

Universidade Federal de Pelotas

EDITAL SELEÇÃO PARA INGRESSO-2008

Ministério da Saúde

EDITAL PARA EXAME DE SELEÇÃO
De ordem da Diretora da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel e de acordo com o regimento Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Coordenação do Curso de Especialização em Atenção Psicossocial no âmbito do Sistema Único de Saúde realizado em parceria com a 3a Coordenadoria Regional de Saúde, Curso de Psicologia da UCPel, ASEDISA, com o apoio do Ministério da Saúde, torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos a referida ESPECIALIZAÇÃO, nos termos estabelecidos neste Edital.

1-DA INSCRIÇÃO
As inscrições ao Exame de Seleção para o Curso de Especialização em Atenção Psicossocial no âmbito do Sistema Único de Saúde estarão abertas no período de 17 de março de 2008 a 19 de março de 2008 das 14:00 às 17:00 horas, na Secretaria de na Secretaria de Pós-graduação da Unidade, rua XV de novembro 209. Centro. Pelotas. RS.

1- Poderão inscrever-se como candidatos Graduados na área da saúde e áreas afins.

2- É obrigatório o preenchimento do Requerimento de Inscrição obtido na Secretaria do Curso e este deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

a) Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação.
b) Curriculum Vitae impresso e documentado. Por documentado entende-se que o candidato deve anexar cópia ordenada e numerada dos documentos ou certificados que comprovem os dados fornecidos no currículo.
c) Fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação.
d) Fotocópias da Carteira de Identidade, CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista e da Certidão de Casamento, em caso de mudança do nome (autenticadas).
e) Duas fotografias 3x4.
f) Memorial descritivo no qual o candidato deverá apresentar suas experiências profissionais e acadêmicas, justificando a escolha deste Curso de Especialização (até três páginas digitadas em espaço dois, fonte Times New Roman, corpo 12, em papel A4, margens 2,5 cm). O memorial visa oferecer à Comissão de Seleção um perfil da trajetória profissional do candidato, bem como seus objetivos e expectativas com relação ao curso. O memorial é um texto em que o candidato apresenta uma reflexão sobre suas experiências de trabalho e/ou estudo. A partir dessa reflexão, o candidato explicita as razões que o levará a buscar o Curso de Especialização em Atenção Psicossocial no âmbito do Sistema Único de Saúde.

3-Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Curso poderão se inscrever por envio de toda a documentação e do requerimento de inscrição por Correio (Sedex), desde que seja respeitada a data limite de postagem de 19 de março de 2008. Não serão aceitas as inscrições enviadas após essa data.

4-Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição.

5-Informações: Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia – UFPel. Endereço: Rua XV de novembro 209. Centro. CEP: 96.015-000. Pelotas. RS. Telefone: 53-32786475.

II-DA SELEÇÃO:
O Exame de seleção do Curso de Especialização em Atenção Psicossocial no âmbito do Sistema Único de Saúde deverá contemplar:

1 – Análise de Currículo – peso 2,5

2 – Prova Escrita – peso 2,5.

3 – Análise do Memorial descritivo – peso 2,5

4 – Entrevista – peso 2,5

A bibliografia a ser consultada para a prova escrita será pertinente a normatização e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da política da saúde mental disponível na home page no Ministério da Saúde (http://www.saude.gov.br/).

5- O Exame de Seleção para o curso de Especialização em Atenção Psicossocial no âmbito do Sistema Único de Saúde será realizado em sala a ser determinada pela Secretaria do Programa e obedecerá ao seguinte cronograma:

Nos dias 17, 18, 19, 24 e 25/03/2008 - Período de inscrição.

De 26/03/2008 a 28/03/2008. - Avaliação da documentação apresentado na inscrição e análise do Curriculum Vitae e do Memorial descritivo.

Dia 31/03/2008 - Prova Escrita a ser realizada as 8:30 hs na rua Duque de Caxias 250. Auditório da Faculdade de Medicina da UFPel. Campus da Saúde. Bairro Fragata. Pelotas. RS.

Dia 03/04/2008 e 04/03/20008 – Entrevista que será realizada em grupos de até 20 candidatos. Sendo o cronograma, com data, horário e local da entrevista com o nome dos candidatos divulgado no momento da prova escrita.

III-DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A Banca Examinadora levará em consideração:

a) Na análise do Curriculum Vitae: a formação do candidato e sua experiência anterior em atividades ligadas à saúde mental com foco na rede de atenção psicossocial do SUS.

b) Na análise do Memorial descritivo: a coerência da trajetória do candidato no campo da saúde mental e a adequação desta a proposta do curso de especialização em Atenção psicossocial.

c) Na Prova Escrita: domínio do conteúdo relativo às políticas de saúde mental no âmbito do SUS.

d) Na Entrevista: a coerência, a argumentação, análise crítica e capacidade de síntese e de expressão. A entrevista será de caráter classificatório.

Deverão ser priorizados no processo seletivo os candidatos que estiverem vinculados aos CAPS e/ou Atenção Básica ou a Estratégia da Saúde da Família (e demais serviços de saúde no âmbito do SUS com interfaces com a saúde mental) dos municípios da área de abrangência da 3°Coordenadoria Regional de Pelotas, a saber: Amaral Ferrador , Arroio do Padre, Arroio Grande , Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Turuçu.

IV-DAS VAGAS
60 vagas.

V- DISPOSIÇÕES FINAIS
-As provas serão obrigatórias e classificatórias.
-Em caso de empate terá prioridade o candidato que tiver obtido o conceito mais alto na prova escrita.
-Terão direito à matrícula os candidatos classificados até o limite máximo de vagas, estabelecido pelo Curso de acordo com a disponibilidade de professores orientadores.
-Não é obrigatório o preenchimento do número de vagas oferecidas pelo Programa.
- Em caso de haver maior número de candidatos aprovados e disponibilidade de professores orientadores no Curso, o número de vagas poderá ser ampliado, a critério do Curso.
- O candidato tem até 72 horas depois de publicado o resultado do processo seletivo, se discordando desse, para recorrer ao Colegiado do Curso de Especialização em Atenção Psicossocial no âmbito do Sistema Único de Saúde e/ou aos órgãos competentes.
- No ato da matrícula o candidato selecionado deverá apresentar carta do gestor local (ou da chefia correspondente em sua instituição de trabalho) liberando-o para freqüentar o Curso.

-A listagem final com o resultado do processo seletivo estará à disposição dos candidatos na Secretaria da Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel, até o dia 07/04/2008 e será divulgado na home page da FEO – UFPel (www.ufpel.edu.br/feo).

Prof. Dr. Mário Sérgio Medeiros Pires
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Profª. Drª. Luciane Prado Kantorski
Coordenadora Pró-Tempore

Nenhum comentário: