março 07, 2008

UEA, em Tefé, realiza minicurso sobre radios livres e comunitárias

Uma Onda no Ar - filme de Helvécio Ratton

O filme de Helvécio Ratton - Uma Onda no Ar - tornou-se referência entre alguns setores que lutam por uma nova política de radiotransmissão no Brasil
A pesquisadora da Unicamp Cristiane Dias Andriotti ministrará, nos dias11, 12 e 13 de março (das 19h às 22h), um mini-curso sobre rádios livres e comunitárias no Centro de Estudos Superiores da UEA de Tefé. Aberto à população em geral, as inscrições começaram a ser feitas na secretaria da UEA a partir de segunda, dia 3.

Com o título "Rádios Livres e Comunitárias: História, Legislação ePerspectivas", o mini-curso abordará o arcaísmo de uma legislação que garante monopólios sobre o rádio e a TV num contexto em que avanços democráticos e tecnológicos garantem cada vez mais a possibilidade de amplo acesso ao papel de emissor em outros meios decomunicação.

Cristiane está no município dando início a uma pesquisa sobre as rádios livres e comunitárias da região. No dia 23 de fevereiro, ela ministrou palestra sobre legislação de rádio comunitária em oficina do CMI-Tefé e Programa Mídia e Cidadania da UEA, na Barreira da Missão (Tefé-AM).

Doutoranda da Unicamp, a pesquisadora foi participante, por mais de 10anos, da rádio Muda, localizada na Unicamp, e fez seu mestrado nesta mesma universidade também sobre rádios livres e comunitárias. Depois disso, c egou a trabalhar para o GTA e no Greenpeace, pesquisando e assessorando as rádios comunitárias da Transamasônica.

A ementa do curso pode ser lida abaixo...

A apostila do curso (apontada na ementa) pode ser comprada na papelaria do Oides, em frente ao CEST.

Para alunos da UEA o curso vale horas acadêmicas.

*************

Ementa do curso

Veja a seguir a ementa do curso e a leitura sugerida para os participantes. Os textos abaixo poderão ser encontrados no xerox da papelaria Tucano (Oides), em frente à UEA.

"Atualmente dá-se prioridade às tecnologias de comunicação, sem as quais não seriam possíveis as interações globalizadas que marcam o mundo da alta modernidade. O telefone celular, a Internet, a Tv digital, o rádio digital, os I-pod's, as filmadoras e câmeras fotográficas digitais estão cada vez mais interativas e disponíveis aos cidadãos do mundo globalizado. Hoje é possível a um usuário realizar filmes de animação, games para PC, web rádios, blogs e fotologs em sítios eletrônicos privados ou públicos. É possível estar em contato com as novidades culturais, políticas e econômicas do mundo todo, até mesmo nos lugares mais isolados do planeta. Diante de tantas possibilidades comunicativas, maiores do que em qualquer outro período da história, o que justifica a política de manter as emissoras de rádio como monopólio estatal para o uso privado de grandes empresas de comunicação? Por que o acesso aos transmissores e canais de rádio é mantido como reserva de mercado para essas empresas? Quais as implicações sociais de se manter a política de restrição às
apropriações e usos da tecnologia do rádio? Essas e outras questões derivadas são o tema deste curso que deverá traçar o contexto histórico das apropriações populares de radiotransmissão - rádios livres e comunitárias - no Brasil, investigar e expandir conceitos como interação, inclusão, comunicação dialógica e coletividade horizontal, examinar as leis que tangem a questão, bem como sua aplicabilidade política, com o objetivo de abrir novas perspectivas para as apropriações e usos do rádio como instrumento de cidadania.

Bibliografia:

Introdução:

ANDRIOTTI, Cristiane Dias: As Rádios Livres e Comunitárias e a Democratização dos meios de comunicação no Brasil. Campinas-SP 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Cap. I ítem 2, I ítem 4 e I ítem 5.

O contexto do surgimento das rádios livres e comunitárias:

(idem ) - Cap. II ítem 13

As leis controversas:

(idem) - Cap. II ítem 14

NETO, Armando Coelho. Rádio Comunitária Não é Crime. Direito de Antena: o espectro eletromagnético como um bem difuso. São Paulo: Ícone Editora, 2002. - Cap. 7

Rádio Comunitária hoje:

LIMA, Venício A. & LOPES, Cristiano A: Rádios Comunitárias: Coronelismo Eletrônico de Novo Tipo (1999-2004). As autorizações de emissoras como moeda de barganha política. Observatório de Imprensa, Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo (PROJOR), Revista Eletrônica/Junho 2007. - ítens E e H."

Nenhum comentário: