abril 19, 2008

Cartografias da Criação

Foto: Rogelio Casado - Exposição "Território", de Nivaldo de Lima, Manaus-AM, dez/2007

Território - Assim foi denominada a exposição do fotógrafo Nivaldo de Lima entre 10 de outubro a 10 de novembro de 2007 no Centro Cultural Palácio da Justiça, em Manaus. Nesse mesmo período, aquele espaço cultural recebia pela primeira vez parte da obra de Artur Bispo do Rosário, numa exposição intitulada "Segunda Pele". A curadoria das exposições foram divididas entre Wilson Lázaro e Ricardo Aquino (Diretor do Museus Bispo do Rosário de Arte Contemporânes). Flavia Corpas, Coordenadora da Escola Livre de Artes Visuais, participou da montagem das exposições.

A exposição das fotografias de Nivaldo de Lima - em forma 6 painéis - tinha como tema os "maiores abandonados pelas políticas públicas". O impacto visual da obra causou um tal estranhamento que nenhum crítico de arte local ousou manifestar-se. Quem eram aquelas figuras semi-nuas, maltrapilhas, que oscilavam entre figuras que lembravam ora divindades enlouquecidas, ora mitos encarnados em forma humana? Curiosamente, o mesmo manto de silêncio, que se estende sobre essa gente que caminha invisível pela cidade, voltou a ensurdecer a cidade.

Nivaldo de Lima - Pernambucano de origem, o fotógrafo Nivaldo de Lima preside atualmente a Associação Chico Inácio, filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial. Consta da história desse artista popular mais de 10 internações em hospital psiquiátrico, na cidade de Recife. Ali foi-lhe aplicado mais de 10 sessões de eletroconvulsoterapia, popularmente conhecido como eletrochoque. Em Manaus, em 11 anos de residência, não foi internado uma vez sequer. Sua concepção de tratamento envolve o conceito de liberdade.

*************

Cartografias da Criação

Cartografias da Criação é um projeto cultural que promove o levantamento e mapeamento nacional da produção artística de pessoas em sofrimento psíquico. Sob a curadoria e coordenação de Flavia Corpas, produtora cultural e coordenadora da Escola Livre de Artes Visuais do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/RJ, o projeto divulga artistas visuais e suas obras através de documentação digital - fotográfica e audiovisual - e da produção de website. Cartografias da Criação realiza ainda, em cada cidade mapeada, dois debates cujas temáticas se concentram na articulação das artes visuais contemporâneas e saúde mental. Em sua primeira edição, o projeto está mapeando as cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Cartografias da Criação é patrocinado pela Petrobras, projeto selecionado pelo edital Conexões Artes Visuais, parceria entre Ministério da Cultura, FUNARTE e Petrobras. Em Porto Alegre conta com o apoio do Santander Cultural, que abrigará os debates do projeto.

PROGRAMAÇÃO

Arte para que? 10h às 12h30

Num tempo em que as relações entre arte e loucura parecem estar absolutamente estabelecidas, por que interrogar seus sentidos? Na verdade, este título problematiza a naturalização da articulação entre arte e loucura. Reflexão pertinente, já que toda naturalização corre o risco de gerar o banal, o automático, o simplificado. Da idéia de que todo artista é louco, e vice-versa, ao ideal de que a arte é, por si só, instrumento viabilizador de transformações psicossociais para os ditos loucos, delimita-se o cenário da naturalização.

Ao problematizar tal naturalização da articulação, apontamos para novos arranjos entre estes dois campos. Estas novas conexões não deveriam incluir as questões estéticas, políticas e subjetivas colocadas pela arte contemporânea?

As respostas para estas perguntas certamente não são fáceis. Mas são possíveis. Ao problematizar a referida naturalização, e suas falsas facilidades, adentramos ao campo do possível. E possibilidade implica em condicionalidade. Quais as condições necessárias para que a articulação entre arte e loucura produza subjetividade, arte, renda, estabilização, cidadania, enfim, vida? Arte para que?

Debatedores

Bárbara Neuberg
coordenadora da oficina de criação do Hospital São Pedro

Elida Tessler
artista visual, doutora em história da arte Universidade de Paris I, professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

Jorge de Lima Pacheco
artista visual

Tomás Josué da Silva
mestre em crítica de arte/UFRGS, dr. em ciências sociais
Universidade de Barcelona, prof. UNIPAMPA

Da criação à circulação 14h às 17h30

O compromisso da atenção psicossocial em saúde mental se reflete na orientação de práticas que visam garantir o pertencimento social dos sujeitos considerados loucos, ou seja, a participação destas pessoas no universo das trocas sociais.

Incorporado à proposta do projeto Cartografias da Criação, o pertencimento social torna-se a temática desta mesa, a partir da interlocução específica entre arte contemporânea e saúde mental. Promover esta mesa significa incentivar a reflexão sobre as estratégias atuais de fomento e divulgação da produção artística das pessoas ditas loucas. Significa, principalmente, investir na busca por novas propostas que contribuam para a circulação destes artistas e suas obras, sobretudo, através dos bens e equipamentos disponibilizados pelo setor cultural.

Debatedores

Blanca Britez
professora e pesquisadora do Instituto de Artes da UFRGS

Júlio César Sastre
artista visual

Paulo Gomes
dr. artes visuais - poéticas visuais/UFRGS, crítico de arte,
curador independente e prof. UNIRITER

PRODUÇÃO LOCAL PATRÍCIA DORNELES

AGRADECIMENTOS:
COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL DE PORTO ALEGRE, HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO, UTÓPOS

Posted by Picasa

Nenhum comentário: