abril 27, 2008

Contardo Calligaris no Roda Viva

Contardo Calligaris
Roda Viva - segunda-feira, 28 de abril de 2008 às 22h40

Contardo Calligaris
Psicanalista

A análise do mundo e da vida contemporânea

Sexo, violência, casamento, adolescência, política e conflitos culturais

A sociedade vive a expectativa de mudanças sensíveis muito em breve. O aquecimento global obriga a tomada de medidas para impedir o desmatamento, buscar combustíveis menos poluentes e evitar a falta de alimentos. Os atentados de setembro de 2001 provocaram sentimentos de indignação e revolta na população, enquanto outras pessoas comemoraram. A Europa vive uma onda de xenofobia que expõe uma contradição: europeus precisam de imigrantes, mas não conseguem conviver com eles. Os brasileiros compartilham o sentimento de uma nação, mas com a dúvida se todos estão no mesmo barco.

No divã do terapeuta, além das inúmeras colocações do mundo, as dificuldades sentimentais e amorosas se misturam às frustrações e tentativas de juntar os cacos de relações em crise. No extremo do desamor e do desafeto, a violência social e doméstica aterrorizam as pessoas, expondo assassinatos, inclusive com jovens e crianças como vítimas.

Contardo Calligaris reflete e escreve sobre o cotidiano que nos rodeia. Ele considera que se as pessoas pensarem e refletirem mais, elas podem ter uma experiência de vida melhor. Faz suas análises pelo olhar de um estrangeiro ou de um desterrado, como costuma se definir. Nascido em Milão, na Itália, há sessenta anos, está radicado no Brasil há vinte.
Ele escreve uma coluna no jornal Folha de S. Paulo há treze anos e tempublicado centenas de ensaios, crônicas e 11 livros.

Participam como convidados entrevistadores: Jurandir Freire Costa, psicanalista, escritor e professor de medicina social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Ricardo Kotscho, repórter da revista Brasileiros e do portal IG; Caterina Koltai, socióloga e psicanalista, professora dos programas de graduação e pós-graduação em ciências sociais da PUC de São Paulo; Clóvis Rossi, colunista do jornal Folha de S. Paulo; Eliane Brum, repórter especial da revista Época; Mário Sérgio Cortella, professor-titular do departamento de teologia e ciências da religião da PUC - São Paulo.

Apresentação: Mônica Teixeira

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h40. Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva
Posted by Picasa

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito da entrevista com Contardo Calligaris, não só assistir ao programa Roda Viva como também Café Filosófico,
no seu último episódio , falando do amor e suas repercussões em nossa vida!


E lógico parabenizar Jurandir Freire Costa pelas excelentes perguntas e aprofundamento sobre o assunto