abril 18, 2008

Graça Barreto lança o livro "Na Encruzilhada do Pecado"

Foto: Rogelio Casado - Semana Amazonas Indígena, Manaus-AM, 17.04.2008

Da esq. para a dir.: Reitora Marilene Corrêa da Silva Freitas, Professor Gabriel Alvarez, Governador Eduardo Braga e Professora Graça Barreto.

O dia do lançamento da Política Pública da UEA para os Povos Indígenas foi marcado pelo lançamento do livro "Na Encruzilhada do Pecado" da Professora Mestre Graça Barreto, Coordenadora de Extensão do Interior da Pro-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual do Amazonas.

Para Neide Gondim, que prefacia o livro de Graça Barreto, a autora "foi buscar um mito difícil de ser compreendido pelo não autotócone, o não iniciado na rica simbologia que o enovela, a criação do mundo na ótica da nação tukano.

[...] Graça Barreto [...] não intervém aleatoriamente na utilização de teorias não circunscritas àquele mito. Garimpou e colheu o necessário na elucidação de uma narrativaque, longe de restringir-se a um recorte geográfico, universaliza-se ao responder e atenuar tensões e conflitos humanos.

A humildade e o respeito demonstrados por essa artesã e poeta da palavra deveriam ser os atributos principais dos antropólogos, meta muito poucas vezes alcançada quando o assunto abrange cultura de povos que, antes de terem sido contactados, já traziam a pecha de bárbartos, inferiores, inertes, selvagens..."

Posted by Picasa

Nenhum comentário: