abril 23, 2008

Maranhão discute políticas estaduais de saúde mental

Cidade de Manaus

Enquanto o estado do Amazonas tem 3 CAPS (um deles em Manaus), o Maranhão tem 45 CAPS, tá pra ti? Ao que se sabe, lá o IPUB-UFRJ investiu forte na formação de pessoal.
http://www.jornalpequeno.com.br/2008/4/21/Pagina77189.htm
________________________________

Encontro vai discutir políticas estaduais de saúde mental
Data de Publicação: 21 de abril de 2008

Com a conferência "Serviços Substitutivos no Brasil", proferida pela representante do Ministério da Saúde, Ana Maria Pitta, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) dá início hoje, a partir das 8h, à programação do I Encontro Estadual de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que se estenderá até o dia 23, no auditório do hotel Praia Mar.

Tendo a construção coletiva da política estadual de saúde mental como tema central, o evento funcionará como um espaço de trocas de experiências, divulgação de produtos, ações e trabalhos científicos sobre as características dos serviços, vivências profissionais, familiares e de pessoas que sofrem de transtornos mentais, além das dificuldades e superações alcançadas.

"Desde o ano passado, que o governo estadual vem discutindo e apoiando a implementação da política de saúde mental, por meio da promoção de capacitações regulares dos CAPS", disse a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES, Cláudia Duarte Pereira, que no primeiro dia do evento abordará o tema "Saúde Mental no Maranhão", em conferência.

Foram convidados secretários municipais de saúde, coordenadores e profissionais de serviços de Saúde Mental, gestores regionais de saúde, representantes da Associação Maranhense de Psiquiatria, Conselhos Profissionais, Promotorias, sociedade civil organizada, e instituições de ensino.

Cláudia Pereira lembrou que o Encontro favorecerá também à interação entre os CAPS do Maranhão, socializando suas práticas e vivências para fortalecer os serviços especializados. O CAPS é um serviço voltado para o atendimento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, inserindo-os num ambiente terapêutico que tem como base o acolhimento. A atenção oferecida pelos Centros inclui ainda ações dirigidas aos familiares.

O Maranhão já conta com 45 CAPS, distribuídos em municípios como São Luís, Imperatriz, Pedreiras, Alto Alegre do Pindaré, Balsas, Timon, Vitorino Freire, Coroatá, Viana, Pinheiro, Arari, entre outros. A rede estadual mantém ainda quatro ambulatórios, três clínicas e hospitais, além de outras três residências terapêuticas.

Além das conferências, que acontecerão no período da manhã de hoje, haverá também mesas redondas com as temáticas: caracterização de serviços, avaliação da assistência, atuação profissional, perfil epidemiológico, saúde mental e família.

Para encerrar a programação, no dia 23 de abril, a superintendente de Controle e Avaliação da SES, Sílvia Leite, profere conferência sobre "Controle e Regulação em Saúde Mental". Ela também ficará responsável pela coordenação da oficina "Cobrança em Saúde Mental".
Posted by Picasa

Nenhum comentário: