abril 19, 2008

Psicanálise na Cultura

Nova turma: início dia 01 de maio

Professor: Dr. Geraldino Alves Ferreira Netto
Psicólogo (CRP 06-0155) e psicanalista, professor convidado do Curso de Pós-graduação em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura, da Puc-São Paulo; autor de "Wim Wenders, Psicanálise e Cinema", ed. Unimarco.

OBJETIVOS
Apresentar os fundamentos da teoria psicanalítica, desde Freud, incluindo a sua releitura feita por Lacan, no contexto de nossa cultura atual e numa linguagem acessível.

DURAÇÃO
O curso terá a duração de 8 meses, de maio a dezembro, com uma carga horária de 160 horas. Serão concedidos Certificados àqueles que fizerem todos os Módulos.

PÚBLICO
Para profissionais da área da saúde, e aqueles que possuam interesse em aprofundar seus conhecimentos nesta área.

MÉTODO
O curso será realizado utilizando-se os recursos da internet para interação com os participantes, e o material didático será enviado eletronicamente através de e-mail após a confirmação do depósito, contendo apostilas modulares e questões para debate. A função de tutor do curso será realizada pelo professor responsável.

CONTEÚDO DO PROGRAMA:

MÓDULO 1 - Dá para provar que existe o Inconsciente?
As histéricas ensinaram isto para Freud; manifestações e formações do Inconsciente: os sintomas variados e variantes; os sonhos, com seus obscuros objetos de desejo; os atos falhos, tirando nossa tranqüilidade cotidiana; os chistes, provocando um sorriso de cumplicidade; a estruturação do Inconsciente como linguagem.
Conexão com a cultura: casamento da Psicanálise com a Linguística.

MÓDULO 2 -Quando surge o psiquismo na criança?
O eu nasce junto com o bebê? Como o bebê curte o auto-erotismo? O que Freud quis dizer com: novo ato psíquico? Algumas pessoas são mais narcísicas do que outras? É possível a gente se ver sem o (estádio do) espelho? E por onde entra o “pequeno outro”? Qual é a função materna neste episódio? Existe a relação de objeto?
Conexão com a cultura: Células-tronco, bebê de proveta e clonagem.

MÓDULO 3. O Édipo é só coisa da Antiga Grécia?
Idéias difíceis de aceitar são recalcadas no Inconsciente. Onde aparece a função paterna, com o código da Lei? E o que se chama de “Grande Outro”?O Nome-do-Pai. Quem é o sujeito do inconsciente? Para suportar a angústia da castração, temos que escolher uma estrutura clínica: neurose, psicose, perversão? A pedofilia é uma perversão ou crime contra a humanidade?
Conexão com a cultura: A religião, para Freud e Lacan.

MÓDULO 4 - De como as crianças constroem as “teorias sexuais infantis”.
O perverso polimorfo. Quais as diferenças entre: sexologia, sexualidade e sexuação? O gozo feminino é mesmo maior que o masculino? Uma Lógica Paraconsistente. Podem conviver a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade? Os travestis, os transsexuais e os metrosexuais vieram para ficar?
Conexão com a cultura: Os homossexuais podem ser bons pais?

MÓDULO 5 - Queremos viver, ou buscamos morrer? Uma questão de vida ou morte.
Temos instintos animais ou pulsões sexuais? Movem-nos as pulsões: oral, anal, escópica e invocante, entre outras. E somos compelidos à repetição; será isto a discutida pulsão de morte?
Conexão com a cultura: O suicídio, eutanásia, a distanásia.

MÓDULO 6 - O paciente tem que se apaixonar pelo analista?
A longa história da relação médico-paciente; há uma distância entre fenômenos e estrutura da transferência; há uma distância maior entre o desejo do analista e a contratransferência?
Conexão com a cultura: As drogas e os remédios curam a condição humana?

MÓDULO 7- Há psicanálise fora do divã?
O cinema no tempo de Freud: o Expressionismo Alemão; na literatura: o “Prêmio Goethe”, que deram a Freud; na escultura: Camille Claudel.
Conexão com a cultura: Zen-Budismo e Psicanálise

MÓDULO 8 - E quem deu o tal “nó borromeano”?
O que Lacan queria dizer com "nó borromeano"? Conceitos básicos na psicanálise lacaniana: o Imaginário: através do espelho;o Simbólico: o reino encantado da linguagem; e o Real: o inefável, o difícil de acessar.
Conexão com a cultura: Surrealismo e Psicanálise.

OUTRAS INFORMAÇÕES

INVESTIMENTO:
R$ 150,00 mensais durante o curso. O material didático será enviado após a confirmação do depósito.
Maiores informações sobre inscrições e forma de depósito diretamente com o professor pelo e-mail: geraldinoafn@uol.com.br ou pelo telefone (19) 3258-6184.

Acompanhamento do curso: o esclarecimento de dúvidas e respostas às questões será feito pessoalmente, por e-mail.

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 30/04
Envie seus dados cadastrais (NOME COMPLETO, FORMAÇÃO, ENDEREÇO, TELEFONE, E-MAIL) para o e-mail: geraldinoafn@uol.com.br . Você receberá instruções sobre o pagamento da primeira parcela (que já é a inscrição) e uma senha para depósito em conta bancária referente ao primeiro Módulo.
BERGGASSE - Cursos à Distância

R. Novo Horizonte, 585 - Campinas - SP
f: 19-3258-6184 e 19-3384-3652
Posted by Picasa

Nenhum comentário: